quinta-feira, 12 de julho de 2012

RESGATE CULTURAL DO TRIGO SARACENO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE SANTA TEREZINHA SC




           No começo do ano letivo de 2011, foi incluso no cardápio das escolas o Trigo Saraceno , conhecido também por trigo mourisco ou ainda popularmente chamado de trigo Tatarca em nossa região pelos imigrantes Ucranianos que predominam nossa colonização local .
           A principio a Nutricionista responsável pela Merenda Escolar Marília Donadeli, introduziu o grão aos poucos e primeiramente nas escolas onde a tradição familiar era mais forte , a aceitação foi excelente foi  acrescentado a sopa de legumes . A iniciativa de incluir esse grão na merenda escolar foi pelo fato de ser alimento local que faz parte da agricultura familiar e por ser rico em nutrientes: entre suas inúmeras funções está a proteção do coração devido ao baixo teor de colesterol  LDL – (Colesterol Ruim) , e ao mesmo tempo tem alto teor do colesterol HDL –(Colesterol Bom), que tem como  principal função de proteção do coração e auxiliando no fluxo sangüíneo assim conseqüentemente há uma redução da Pressão Arterial . Outra substância existente em níveis altos  são as  fibras insolúveis que contribuem assim para a prevenção da constipação intestinal e também para controlar o índice glicêmico em portadores de Diabetes. O grão é isento de Glúten o que o torna uma boa opção para qualquer pessoa que possua sensibilidade a proteína do glúten o portador da Doença Celíaca pode consumir esse grão com segurança.  Se não bastasse tantos propriedades nutricionais ainda destaca-se a presença de substâncias antioxidantes o que o torna um alimento protetor contra o processo cancerígeno. O  que explica o Japão ser um país com menores índices de câncer do mundo  e em contra partida ser  com altos índices de consumo desse grão.
          Devido a todos esses motivos  está havendo um resgate muito grande no que se diz respeito a produção desse grão e aumento do consumo do mesmo. 

             No mês de maio deste ano membros do IPHAN (INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTISTICO NACIONAL) estiveram na propriedade do Senhor Baltazar Juraszek , que é um pioneiro juntamente com seu Pai na produção do grão e na elaboração de uma máquina caseira para o processamento do mesmo , neste dia destacamos a importância do resgate cultural desse grão que tanto é usado na culinária local ucraniana , sendo que o mesmo a cada ano que passa torna-se  mais escasso devido a mudança de estilo de vida das pessoas onde muitas vezes preferem comprar o alimento embalado em mercados locais do que cultivá-lo . Baltazar ainda relembrou a importância do trigo no sistema de rotação de culturas onde demonstra ser uma prática eficaz na melhoria da qualidade do solo e também um ótimo alimento para animais.
            Conclui-se que tendo tantos benefícios fitoterápicos, nutricionais e ambientais muito se tem ainda a ser explorada essa semente tão saborosa e culturalmente muito importante em nossa região.





Enviado pela colega 
Marília Donadeli Nutricionista de Santa Terezinha

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim Dilaile, legal mesmo, quem me passou, foi a Marília Donadeli Nutri de Santa Terezinha...

      Excluir