O chef Alex Atala é o novo parceiro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no fortalecimento da comercialização de produtos da agricultura familiar e povos e comunidades tradicionais. Atala vai ajudar o ministério a ampliar a participação desses produtos no mercado gastronômico.
"Atala se dedica há anos a encontrar ingredientes genuinamente nacionais produzidos por agricultores familiares para divulgar o produto brasileiro, o que amplia as possibilidades desses agricultores”, destaca o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
Os dois assinaram nesta quarta-feira, 4, durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, em Brasília, um protocolo de intenções para simbolizar o início da parceria. O protocolo prevê, entre outras medidas, a qualificação dos empreendimentos familiares para atender à demanda do setor gastronômico e a valorização da gastronomia brasileira como movimento de resgate cultural do país.
“O que vamos fazer é facilitar o acesso de Atala aos produtores e, com isso, introduzir esse alimento único e de qualidade neste importante mercado, o setor de gastronomia", explica o ministro. "Acredito na cozinha como ferramenta de transformação, não só do ingrediente, mas, também, do homem. E o comércio do produto brasileiro pode fomentar um benefício econômico, social e ambiental", aponta Atala. "A parceria com o MDA nasce com essa ambição: estruturar essas cadeias e valorizar o ingrediente brasileiro dentro do nosso país e para o mundo inteiro. Vários desses ingredientes têm um grande potencial de alavanca social", complementa.
Atividades sustentáveis
Atala explica que vai começar ajudando o MDA a comercializar os produtos vindos dos pequenos produtores. “E, efetivamente, valorizando e agregando valor a esse produto de alta qualidade que venha de atividades sustentáveis da agricultura familiar", afirma.
Alex Atala é chef e dono do quarto melhor restaurante do mundo (D.O.M.), segundo o ranking deste ano da revista especializada inglesa Restaurant. O chef lançou recentemente uma marca de produtos feitos por agricultores familiares, a Retratos do Gosto. O primeiro produto é uma variedade de miniarroz. O chef afirma que o intuito dele não é lucro com a venda desses produtos ele vai reinvestir os ganhos nas propriedades dos produtores.
Data: 09/07/2012
Fonte.: MDA
"Atala se dedica há anos a encontrar ingredientes genuinamente nacionais produzidos por agricultores familiares para divulgar o produto brasileiro, o que amplia as possibilidades desses agricultores”, destaca o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
Os dois assinaram nesta quarta-feira, 4, durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, em Brasília, um protocolo de intenções para simbolizar o início da parceria. O protocolo prevê, entre outras medidas, a qualificação dos empreendimentos familiares para atender à demanda do setor gastronômico e a valorização da gastronomia brasileira como movimento de resgate cultural do país.
“O que vamos fazer é facilitar o acesso de Atala aos produtores e, com isso, introduzir esse alimento único e de qualidade neste importante mercado, o setor de gastronomia", explica o ministro. "Acredito na cozinha como ferramenta de transformação, não só do ingrediente, mas, também, do homem. E o comércio do produto brasileiro pode fomentar um benefício econômico, social e ambiental", aponta Atala. "A parceria com o MDA nasce com essa ambição: estruturar essas cadeias e valorizar o ingrediente brasileiro dentro do nosso país e para o mundo inteiro. Vários desses ingredientes têm um grande potencial de alavanca social", complementa.
Atividades sustentáveis
Atala explica que vai começar ajudando o MDA a comercializar os produtos vindos dos pequenos produtores. “E, efetivamente, valorizando e agregando valor a esse produto de alta qualidade que venha de atividades sustentáveis da agricultura familiar", afirma.
Alex Atala é chef e dono do quarto melhor restaurante do mundo (D.O.M.), segundo o ranking deste ano da revista especializada inglesa Restaurant. O chef lançou recentemente uma marca de produtos feitos por agricultores familiares, a Retratos do Gosto. O primeiro produto é uma variedade de miniarroz. O chef afirma que o intuito dele não é lucro com a venda desses produtos ele vai reinvestir os ganhos nas propriedades dos produtores.
Data: 09/07/2012
Fonte: http://www.rebrae.com.br/conteudo_noticias.php?id=4545
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