sábado, 28 de julho de 2012

Quem não tem hora para comer pode engordar, aponta pesquisa



Foto: Corbis Images
Ter hora certa para comer é tão importante quanto o que se come. É o que diz um estudo americano feito com animais de laboratório. Aqueles que se alimentavam com hora marcada comiam a mesma quantidade que aqueles que comiam em qualquer horário. A diferença é que, no primeiro caso, os animais não engordaram e não tiveram problemas de saúde.
Todos os animais receberam uma dieta rica em gordura. Por causa da correria do trabalho, o bibliotecário Jailton Lira não tem horário certo para as refeições, e acredita que engordou por isso. “Geralmente, a única refeição do dia que eu ainda faço no horário é o almoço, mas, por exemplo, de manhã se eu sentir muita fome e eu tomar uma vitamina ou comer alguma coisa dez horas da manhã, às vezes nem almoço, jantar eu não janto, tem dia que eu lancho, tem dia que eu não lancho.”
nutricionista do Ministério da Saúde Maria da Penha Ferrer explica que para ter uma alimentação saudável é importante estabelecer horários para as refeições. Penha recomenda que a pessoa se alimente a cada três horas, o que inclui café da manhã, almoço e jantar. No meio, a pessoa deve fazer lanches leves. “Quando a gente pula uma refeição a tendência é a gente chegar com muita fome na próxima aí a tendência é a gente concentrar a refeição em termos de tudo: carboidrato, lipídios, proteínas. Isso daí vai dar uma sobrecarga no organismo, no processo de digestão e pode fazer mal tanto para saúde quanto pelo ganho de peso porque como você está com muita fome você acaba consumindo além do que você precisa.”
A nutricionista diz que o certo é não esperar a fome chegar para comer e escolher sempre frutas, legumes e sucos naturais. O Ministério da Saúde possui um guia alimentar de bolso com todas as informações sobre alimentação saudável. O guia está na internet no endereço: www.saude.gov.br/nutricao.

2 comentários:

  1. Verdade Joelma! é por isso q as nutricionistas mandam comer de 3 em 3 horas.bjs

    ResponderExcluir
  2. Sim sim, sem contar que quando ficamos tempo sem se alimentar, o corpo retém gordura. Beijuxxx fique com Deus...

    ResponderExcluir