quinta-feira, 5 de julho de 2012

Inovação em Gestão Educacional premia 10 cidades



05 de Julho de 2012
A Comissão Organizadora do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011 anuncia as dez experiências vencedoras de sua terceira edição. Da Bahia a São Paulo, do Pará ao Paraná, cidades desconhecidas ou capitais de Estado, os trabalhos ganhadores mostram o esforço dos educadores de todo o país em aprimorar os processos de gestão.
A Comissão foi constituída por representantes do Inep, Secretaria de Educação Básica/MEC, Undime, Unesco e FNDE, e avaliou inicialmente 157 projetos. Esses projetos foram inscritos em quatro grupos temáticos: Gestão Pedagógica; Gestão de Pessoas; Planejamento e Gestão; Avaliação e Resultados Educacionais.
Na primeira etapa, os acadêmicos, dirigentes, técnicos e pesquisadores da área de educação – membros da Comissão Julgadora - selecionaram os projetos que cumpriram os requisitos. Numa segunda etapa de avaliação definiram 20 experiências a serem visitadas (avaliadas in loco) por um grupo de consultores contratados pelo Inep. Com base nos relatórios elaborados pelos consultores, a Comissão escolheu os dez projetos vencedores.
Eis a lista dos projetos e municípios vencedores:
  • Brumado, BA: "Programa Municipal de Atenção e Aprendizagem";
  • Campinas, SP: "Formação, Currículo e Avaliação: trabalho coletivo para a educação integral;
  • Cerquilho, SP: "Escola e Família: parceria que promove sucesso";
  • Gurupá, PA: "Prova Gurupá";
  • Ponta Grossa, PR: "Educação, Patrimonial: o estudo do meio como metodologia para a formação continuada de professores";
  • Rio das Ostras, RJ: "Saero - Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras";
  • Rio do Sul, SC: "Fala, Comunidade";
  • Salvador, BA: "Mapa Digital da Educação";
  • Santa Bárbara de Goiás, GO: "Mapeamento Educacional: garantindo condições de qualidade no sistema de ensino municipal";
  • Trombudo Central, SC: "Organização das Práticas Pedagógicas".
Os resultados foram publicados ontem, 4/7, na seção 3 do Diário Oficial da União. Os dirigentes municipais de educação e os coordenadores dos projetos vencedores serão convidados para participar de cerimônia em Brasília, em data a ser definida.
A partir de 2011 o Prêmio Inovação em Gestão Educacional voltou a ser realizado a cada dois anos, tendo como objetivo divulgar as experiências que ajudam a atingir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Compromisso Todos pela Educação. Os trabalhos premiados passarão a integrar o Banco de Experiências do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional do Inep.
Assessoria de Comunicação do Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário