A longevidade aumentou muito no Brasil, graças a avanços da medicina, melhorias no saneamento básico e controle de hábitos nocivos, como o tabagismo. Os idosos, contudo, são vítimas frequentes de golpistas e de aproveitadores, advertem os especialistas. Medidas simples, adotadas pelo pessoal da terceira idade, por seus amigos e parentes podem reduzir os riscos enfrentados por aqueles que merecem descanso e proteção, após uma vida de trabalho e de dedicação à família.
Dicas:
- Muito cuidado com a contratação de pessoas como acompanhantes, enfermeiras ou faxineiras para idosos. Devem apresentar recomendação de terceiros e indicar locais onde já trabalharam. A família do contratante deve, também, checar antecedentes criminais.
- Filhos, netos e sobrinhos podem instalar uma câmera de vídeo em local discreto, para acompanhar on-line como empregados tratam seus familiares mais velhos.
- Instrua constantemente seus pais ou avós para que não informem a estranhos, por telefone, pessoalmente ou na internet, dados bancários e referências sobre onde e como moram.
- Sempre que possível, idosos devem ser acompanhados na ida ao banco, pois há criminosos que se especializaram em segui-los para roubar o dinheiro da aposentadoria ou pensão.
- É importante que familiares amigos e vizinhos mais jovens façam visitas de surpresa aos mais velhos, mostrando que há pessoas que se preocupam com eles. Isso pode evitar o ataque de bandidos.
- Além da proteção contra violência e assaltos, nossos amigos e familiares idosos devem contar com proteção no lar, para evitar acidentes domésticos. Devem-se instalar pisos e degraus antiderrapantes, e colocar apoios em paredes e portas para que possam se segurar.
- Se os idosos estiverem com perda de memória ou outros problemas de saúde, é importante que tenham apoio em tempo integral, mesmo que para isso familiares tenham que se revezar ou somar recursos para a contratação de auxiliares.
- No futuro, uma vez que deveremos contar em 2030, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a sexta maior população mundial de idosos, seria importante criar delegacias do idoso em todo o Brasil.
- Esses policiais especializados e assistentes sociais deveriam visitar periodicamente idosos, que também são vítimas de golpes financeiros praticados por pessoas próximas, teoricamente de confiança.
- Porteiros, zeladores, seguranças e outros profissionais que atuam em prédios devem ser instruídos para tratar com respeito aqueles que estão na terceira idade, respeitando seu ritmo e suas necessidades específicas.
- Isso também deve ocorrer em serviços públicos ou de interesse público, como transporte coletivo urbano.
- Quem desrespeita ou trata mal os mais velhos se esquece de que, um dia, também fará parte deste segmento da população mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário