segunda-feira, 23 de julho de 2012

Alimentação para Caminhoneiros


A pedido do José Rodolfo Pasqualli resolvi escrever algo sobre Alimentação para Caminhoneiros.





Passar parte da vida na estrada é complicado. Cuidar da saúde é mais complicado ainda. Há caminhoneiros que não consomem água para não parar fazer chichi, pois bem, a hidratação é fundamental. Nosso corpo precisa de água, o ideal é que seja ingeridos 2 litros de água por dia, ou 4 garrafinhas de 500 ml, duas de manhã e duas à tarde.

A Alimentação, a esta é ainda mais complicada, tem motoristas que almoçam em restaurantes, tem motoristas que fazem seu próprio almoço, e o que é pior, tem motoristas que nem almoçam, ou que não fazem suas refeições no mesmo horário.

É importante não pular nenhuma refeição e tentar cumprir sempre os mesmos horários, café da manhã, é indispensável, evite o prático que são os embutidos (mortadela, salame...), pois é ricos em gorduras e sódio, o que podem alterar a Pressão Arterial, ou elevar o Colesterol.

Tenha sempre frutas no seu caminhão, nos intervalos entre café da manhã e almoço, ou entre o almoço e jantar, ingira frutas.



No almoço, se você almoçar em restaurantes, opte pelas saladas, pois elas trazem bastante fibras, vitaminas e sais minerais, auxiliam também a eliminar o colesterol e manter a Pressão Arterial estável. Feijão e arroz devem ser companheiros diários, e um pedaço pequeno de carne, a carne em excesso transforma-se em gordura no nosso organismo opte pelas carnes magras. Evite mistura de carboidratos (arroz, macarrão, batatas, aipim, polenta, massas, pães...) pois estes ajudam a evitar Triglicerídeos e Diabetes, sem contar que a mistura também faz engordar mais. Evite o prato muito cheio para evitar a Sonolência durante a digestão. Evite frituras.

Durante a tarde, consuma frutas.

Seu jantar, pode ser igual o almoço, ou se optar por pão, ingira sempre salada acompanhando.

Se fizer a comida no caminhão, utilize pouca gordura, e tenha sempre salada para acompanhar.

Lembre-se que hoje você pode estar bem de saúde, mas os excessos ficam armazenados em seu corpo, e um dia isso vem a tona, cuide-se antes.

Espero ter ajudado.



2 comentários:

  1. ola meu nome e cleberson lima de assis, sou da cidade de porto velho - ro, sou acadêmico do 7º período do curso de nutrição da faculdade são lucas, e estou elaborando meu pré-projeto e confesso que adorei esse tema, mas não encontro nada referente a esse assunto na literatura. estou muito confuso.
    desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. ola bom dia, meu no cleberson lima de assis, sou da cidade de porto velho – RO. estou lhe enviando este email, pois estou no 7º periodo do curso de nutrição da faculdade sao lucas e tenho que elaborar um pre-projeto, e confesso que ao pesquisar os projetps que ja havian sidos realizados por academicos do curso de nutrição da faculdade, nao encontrei nenhum relativo a alimentação de caminhoneiro, e ao visitar sua pagina na internet gostei muito da forma como voce abordou esse assunto. e me interessei pelo mesmo, gostaria de fazer esse projeto, onde eu possa realizar os dados antropometricos, como altura, peso e circuferencia da cintura, imc, e dados socioecnomicos e questionario de frequencia alimentar. ainda to meio indeciso de como começar, a forma de como vou abordar-los, pois ja busquei na literatura e nao encontrei nada referente a esse assunto.
    gostaria de pode contar com sua opniao, ou ajuda.
    desde de ja agradeço.
    bom dia.
    cleberson lima de assis.
    porto velho, 21 de agosto de 2013.

    ResponderExcluir