domingo, 15 de julho de 2012

Palestra com Hipertensos e Diabéticos

              Fui convidada para uma palestra a ser proferida na última sexta-feira 13 de junho ao grupo de Hipertensos e Diabéticos de Trombudo Central.

           Resolvi fazer algo diferente, algo em que eu pudesse explicar os benefícios dos temperos caseiros e os malefícios dos temperos industrializados de uma forma divertida!
Arrumei uma cesta com cebola, alho, cheiro verde, colorau, caldo de galinha (industrializados) e extrato te tomate.




        Aí comecei contando a história que eu fui criada plantando e utilizando os temperos caseiros, tipo alho, cebola, cheiro verde, preparando urucum com farinha de milho no pilão (colorau) para temperar a comida, e explicando os benefícios de cada tempero.

            Mas fui morar numa cidade onde as mulheres não usavam esse tipo de tempero, e sim usavam preguiça de mulher, preguiça de mulher picar alho, cebola, cheiro verde... e que eu resolvi trazer desta cidade a Preguiça de mulher para eles conhecerem, e ergui o tablete de caldo de galinha, ao que começaram a se olhar e rir, nisto eu ia explicando os malefícios dos caldos. Eu também dizia: eu sei que vocês não conheciam a Preguiça de mulher, por que nos mercados daqui não tem, por isso eu comprei e trouxe pra vocês conhecerem.




           Aí falei que lá naquela cidade eles não usavam colorau e sim extrato de tomate, e que eu pensava que extrato de tomate fosse tomate sem semente e sem pele, mas eu descobri que não, e expliquei o que é o extrato de tomate e seus malefícios. Falei que trouxe daquela cidade também o extrato de tomate pra eles conhecerem.

            Essa parte foi muito legal. Depois disso, abri para perguntas e respostas sobre alimentação! Falamos sobre produtos transgênicos, importância e quantidade de água a ser consumida por dia,  mistura dos carboidratos, principalmente no caso de diabéticos, e principalmente sobre o mito de diabéticos não poderem consumir batatas, massas, beterraba...






         Após isso entreguei uma embalagem com um pouco de sal temperado conforme a receita do Blog http://nutricionistajoelma.blogspot.com.br/2012/02/receita-de-sal-temperadocaldo-da-vida.html

       Seguido de bingo organizado pela SMS e finalizamos com Quentão Diet, pipoca (com Sal Temperado), canjica de milho verde diet e bolo de milho diet.



          Foi uma tarde maravilhosa e produtiva.

        Obs. Antes de começar a palestra, as Técnicas de Enfermagem da SMS aferiram a PA e realizaram o Teste de glicemia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário