sábado, 4 de agosto de 2012

PRINCÍPIOS DO TAEKWON-DO


Já fui praticante de TAEKWON-DO, mas desde que vim morar em Santa Catarina mas os princípios do TAEKWON-DO são meus princípios de vida e gostaria de partilhá-los com vocês. Tenham um abençoado final de semana.
Joelma Pasqualli Paganini


PRINCÍPIOS DO TAEKWON-DO
1 - Cortesia - Ye Ui 
2 - Integridade - Yom Chi 
3 - Perseverança - In Nae
4 - Autocontrole - Guk Gi 
5 - Espírito Indomável - Baekjul Boolgool
Os ensinamentos do TAEKWON-DO devem servir como guia a todos os verdadeiros estudantes da arte.
Cortesia
O estudante de TAEKWON-DO deverá colocar em prática, além das normas de etiqueta, os seguintes itens:
1 - Promover o espírito de concessão mútua;
2 - Ficar envergonhado do desprezo maldoso de uma pessoa perante outra;
3 - Ser educado um para com o outro;
4 - Encorajar o senso de justiça;
5 - Distinguir o instrutor do aluno, e o sênior do júnior.

Integridade
No TAEKWON-DO, a palavra integridade assume uma definição diferente daquela geralmente apresentada no dicionário Webster’s. Uma pessoa deve ser capaz de distinguir o certo do errado e ter consciência, caso esteja errado, de sentir-se culpado.

Alguns exemplos onde há falta de integridade:
1 - O instrutor que deturpa a si próprio e a sua arte, apresentando técnicas impróprias aos seus alunos graças à falta de conhecimento ou indolência;
2 - O aluno que deturpa a si próprio “consertando” materiais quebrados antes das demonstrações;
3 - O instrutor que disfarça técnicas ruins com salas luxuosas e elogios falsos a seus alunos;
4 - O aluno que pede graduação a um instrutor, ou tenta comprá-la;
5 - O aluno que obtêm graduação com o objetivo de satisfazer seu ego, ou pelo sentimento de poder;
6 - O instrutor que ensina e promove sua arte para obter apenas ganhos materiais.

Perseverança
Há um ditado oriental que diz: “A paciência é a mãe de todas as virtudes”. Certamente, a felicidade e a prosperidade são adquiridas mais provavelmente pelas pessoas pacientes. Para se alcançar algo, como um alto grau de perfeição de uma técnica, deve-se determinar seu objetivo e então, persistir constantemente.

Robert Bruce aprendeu sua lição de perseverança através dos esforços persistentes de uma modesta aranha. Foi esta perseverança e tenacidade que proporcionou a ele libertar a Escócia no século XIV. Um dos segredos mais importantes para tornar se um líder de TAEKWON-DO é o de superar cada dificuldade através da perseverança.
Autocontrole
Este ensinamento é extremamente importante dentro e fora do Do Jang ( área de treinamento ), quer referindo-se a uma disputa livre, ou a um assunto pessoal. Uma perda do autocontrole em uma disputa livre pode ser desastrosa, tanto para o aluno, quanto para seu oponente. Uma incapacidade de viver ou trabalhar dentro dos limites ou da esfera de alguém também é uma falta de autocontrole.

Espírito Indomável
“Aqui jaz trezentos que cumpriram suas tarefas”.
Um simples epitáfio para um dos maiores atos de coragem conhecidos na humanidade. Apesar de enfrentarem as forças superiores de Xerxes, Leônidas e seus trezentos espartanos em Termópilas mostraram ao mundo o significado do espírito indomável, o que pode ser notado quando uma pessoa corajosa e seus princípios forem colocados diante de diferenças dominantes.

Um sério praticante de TAEKWON-DO deverá sempre conservar sua humildade. Ao defrontar-se com a injustiça, ele deve lidar com o combatente sem hesitação, ou medo, com espírito indomável, indiferente de quem quer que seja ou quantos forem.


Fonte: http://www.fbt.org.br/principios.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário