domingo, 12 de agosto de 2012

“Manual da Alimentação Escolar”



Caras Nutricionistas!
Observando e ouvindo as dificuldades de algumas colegas, escrevi um “Manual da Alimentação Escolar” Baseada nas Legislações referente ao PNAE e na minha experiência tanto de faculdade quanto de vida. Algo bem simples e prático espera que gostem.

Sei que pra algumas colegas isso é de rotina, mas temos muitas colegas novas na Alimentação Escolar.

Então vamos lá:

* Tudo o que for ingerido em ambiente escolar é considerado Alimentação Escolar, independente de sua proveniência, sendo assim qualquer alimento ingerido em Ambiente Escolar, seja proveniente de lanchonete, comprado em mercado, lanche preparado pela família, Festa de Aniversário, é considerado Alimentação Escolar, sendo assim oriente as crianças/alunos, pais, e toda a comunidade escolar, da importância da Alimentação Escolar.

 * Oferecer 3 vezes por semana refeições salgadas com fonte de ferro e 2 vezes por semana refeições com fonte de cálcio.
O PNAE preconiza 3 porções por semana de frutas ou verduras, mas o ideal é ao menos 1 porção de frutas diariamente e legumes ou verduras junto com as refeições salgadas.

* No mínimo 30% do valor repassado pelo PNAE devem ser adquiridos da Agricultura Familiar, incentive os agricultores de sua cidade, busque ajuda com EPAGRI, EMATER, Secretaria de Agricultura e visite as propriedades rurais, desenvolva produtores, adquira mais de 30 %.  Dê preferência para Agricultores de seu município, depois de sua região, depois de seu Estado, e depois do País.

* Lembre-se que o feijão, arroz, salada e carne sempre foram e continuam sendo o melhor cardápio. Para o almoço. Eu sirvo 3 X por semana nos CEI Integral.

* Observe para que em cada refeição tenha proteínas, carboidratos, lipídios (que podem ser fonte direta dos alimentos), vitaminas, sais minerais. Opte pelas frutas em vez dos sucos, pois as frutas matam também a fome e não só a sede, as vitaminais e minerais ficam mais concentrados e muitas vezes os sucos são adoçados, o que se torna prejudicial.

* No caso dos CEIs que são somente à tarde, cuidado com o lanche oferecido as crianças ao antes de iniciar a aula. Lembre-se que eles já almoçaram, não entupa eles com cucas, bolos, biscoitos, e outras guloseimas, para que não aja excesso de calorias (almoço + lanche), opte por uma fruta ou uma sopa leve. Cuidado também com o leite pós-almoço, Lembre-se da competição Ferro X Cálcio.

* Somente Pudim ou somente gelatina está longe de ser um lanche completo. Biscoitos industrializados deixe para emergências ou sirva 1 vez por semana, não mais do que isto, são apenas calorias e carboidratos, nutrientes são poucos.

* Certifique-se de que as crianças/alunos estão aceitando o cardápio. Mas cuidado, não gostar do que estamos oferecendo e ter preferências não significa que devemos servir apenas as guloseimas que eles gostam. Sirva o que for saudável e crie formas de fazê-los gostar, por exemplo: Buffet de saladas, Buffet de sanduíche natural, Buffet de frutas. Eu tive problemas com crianças de um CEI que não aceitavam purê de aipim, fui acompanhar e descobri o motivo, foi simples de perceber o motivo: o molho estava sendo servido ao lado do aipim, devido a isto eles se negavam a provar. Foi simples de resolver, só preparar o aipim com molho. 

* Nutricionistas, de uma vez por todas, a Alimentação Escolar é para as crianças/alunos, a verba do PNAE vem para Alimentação das Crianças/Alunos, entendo que a Contrapartida da Prefeitura também é para eles. Particularmente sou contra o Professor não poder comer do mesmo lanche das crianças, mas eu falo do mesmo lanche. Não podemos compactuar com merendeiras que fazem lanches separados para Professores, ou Nutricionistas, ou Secretários de Educação que compactuem com isso. Seria a como assinar um atestado de que nosso lanche não ser apropriado, ou que a Prefeitura estaria gastando a verba com Professores em vez de com as crianças/alunos, ou que as merendeiras tomarem o tempo delas com os Professores em vez de com as crianças.

Conforme eu vou lembrando de mais coisas, vou incrementando.
Att Joelma Pasqualli Paganini

Fonte: Leis do PNAE, orientações do CECANE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário