sábado, 19 de maio de 2012

Sobre Azeite de Oliva




Você sabia que:
Azeite de Oliva
  O sabor do azeite depende diretamente dos tipos de azeitonas utilizadas, da região onde estas azeitonas foram produzidas (tipo de terreno) e a forma empregadas no seu cultivo e na produção do azeite
  O azeite de oliva pode ser usado tanto de forma fria (em saladas, complementos, puro, etc), como de forma quente, em frituras, etc. Ao ser aquecido o azeite de oliva se expande, gerando um aproveitamento maior, podendo ser usado em menor quantidade do que outros óleos vegetais.

  Ao comprar azeite, o melhor é guardá-lo abrigado da luz e em local fresco, longe de produtos que possam ter cheiros muito fortes, tais como despensas com materiais para limpeza.
  Não se deve colocar o azeite na geladeira, pois este quando exposto a temperaturas baixas, se solidifica, tornando difícil para o uso. Ao ser colocado novamente em temperatura ambiente, ele retornará as suas características normais sem perder suas propriedades.
  Para gerar aproximadamente um litro de azeite são necessários de 5,4 a 7 kg de azeitonas.

  Uma oliveira produz aproximadamente, por safra, entre 20 Kg a 25 Kg de azeitonas, gerando em aproximadamente 4,2 litros de azeite, já considerando as perdas.
  Todo azeite de oliva produzido, deve ser consumido no prazo de pelo menos 17 mêses da data de sua fabricação, pois seu sabor ainda encontra-se preservado. Após este tempo o azeite começa a envelhecer, mudando suas características.
  A melhor forma de armazenar o azeite é em vidros escuros ou com alto grau de opacidade, pois isto o proteje da luz que pode afetar as suas propriedades, no Brasil é muito comum encontrarmos o azeite envasado em latas.
  A acidez do azeite, refere-se somente à quantidade de ácidos graxos livres do azeite, o que não tem qualquer relação com o seu sabor.

  Os gregos, grandes produtores de azeite de oliva, possuem o costume em algumas ilhas, de tomarem em jejum um copo de azeite de oliva puro. Nestas ilhas a longevidade chama tanto a atenção, que cientístas de várias partes do mundo fazem estudos lá.
  O azeite virgem é muito rico em polifenóis, sendo considerado como o melhor óleo vegetal para a saúde cardiovascular, diz um estudo europeu. Ficou comprovado neste estudo da EuroLive - Municipal Institute of Medical Research (IMIM) que no Mediterêneo, devido ao uso constante do azeite de oliva em sua alimentação (cereais integrais, frutas, hortaliças, peixe e azeite, muito azeite), existia uma taxa muito baixa de problemas cardíacos e uma incidência menor de alguns tipos de câncer.

Compilação: Jailson de Oliveira
Fonte de Pesquisa: http://www.choufarra.com
Como Distinguir Azeites
  O "Convênio Internacional do Azeite de Oliva" de 1986, reserva a denominação "Azeite de Oliva" únicamente ao azeite procedente do fruto da oliveira, com a exclusão dos obtidos por disolventes e através de mesclas com azeites de outras naturezas. Não é aplicavel, também, ao azeites de "orujo" (resíduo de azeitona).
  O Regulamento da Comunidade Européia n° 1513/2001 distingue as diferentes qualidades do azeite:

  AZEITE DE OLIVA VIRGEM - O azeite é obtido exclusivamente por procedimentos mecânicos ou por outros meios físicos em condições térmicas que não produzam alteracões do azeite e que não sofram tratamento algum diferente de lavar, decantar , centrifugar e filtrar. Dentro desse azeite temos várias denominações:

a) AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM - são os de maior qualidade com uma acidez (expressa em ácido oleico) não superior a 0,8°;
b) AZEITE DE OLIVA VIRGEM - de gosto irreprensível com uma acidez não superior a 2° , também conhecido como fino em sua fase de producão e comercio atacadista;
c)AZEITE DE OLIVA VIRGEM LAMPANTE - sabor e aroma com defeito ,com uma acidez superior a 2°, não esta destinado ao consumo direto.
  AZEITE DE OLIVA REFINADO - O azeite obtido por refinação de azeite de oliva virgem com acidez não superior a 0,3°, mediante técnicas de refinação que não produzam alterações na estgrutura gliceridica . Habitualmente se utiliza azeite de oliva virgem lampante, reduzindo a acider por meio de refino (entre uns 10 ou 20%).

  AZEITE DE OLIVA - Mescla de azeites de oliva virgens diferentes do lampante e de oliva refinado, com acidez não superior a 1°.
  AZEITE DE ORUJO (residuo) CRU - Azeite obtido por meio de solventes a partir do "orujo" (produto sólido procedente da azeitona, caroço, polpa e pele).
  AZEITE DE ORUJO REFINADO - é o azeite obtido por refinação do azeite de "orujo" cru com acidez superior a 0,3°.
  AZEITE DE ORUJO DE OLIVA - Azeite constituido por uma mescla de azeite de "orujo" de oliva refinado e de azeites de oliva virgens diferentes do lampante, comm acidez superior a 1°.
Autor : Guajará J. Oliveira - Aluno do IX Curso Superior de Olivicultura IFAPA/Andaluzia, Presidente da ARGOS Fonte de pesquisa : A rota da Oliveira/Jaén e Regulamento da CE 1513/2001


Nenhum comentário:

Postar um comentário