sexta-feira, 25 de maio de 2012

Assunto: Relatório ONU (em português) sobre Agroecologia e Direito Humano à Alimentação Adequada


Bom dia, Este Relatório foi passado pela Rosa M. Agovino

Joelma! Boa tarde! Se puderes repassar às nutricionistas da nossa região. Abração.

Rosa M. Agovino

 Assunto: Relatório ONU (em português) sobre Agroecologia e Direito Humano à Alimentação Adequada


*
*
      21 de maio de 2012 CAISAN lança caderno sobre Agroecologia e Direito Humano à Alimentação Adequada

 Baseado em uma ampla revisão da literatura científica publicada nos últimos cinco anos, o relatório apresentado pelo relator especial sobre o Direito à Alimentação, Olivier de Schutter, ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), no início do ano passado, identifica a agroecologia como um meio de desenvolvimento agrícola que tem resultados comprovados para um rápido progresso na concretização do direito à alimentação para muitos grupos mais pobres em diversos países e ambientes.

Esse texto foi traduzido para o português pela Secretaria Executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), com a colaboração dos Ministérios de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Meio Ambiente (MMA) e das Relações Exteriores (MRE). Ele será apresentado aos novos participantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) em reunião plenária que ocorre nesta terçae quarta-feira (22 e 23), em Brasília.

A publicação do relatório fortalecerá a Diretriz II do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - "Promoção do Abastecimento e Estruturação de Sistemas Descentralizados, de Base Agroecológica e Sustentáveis de Produção, Extração, Processamento e Distribuição de Alimentos". A proposta da série Cadernos SISAN é abordar temas relativos à gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), bem como da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, instituída pelo Decreto nº 7.272, de 25 de agosto de 2010.

A iniciativa da CAISAN de ampliar a divulgação do texto ocorre em um momento em que a Agroecologia ganha destaque nos debates e nos projetos de desenvolvimento rural elaborados pelos movimentos sociais. Além disso, a ação coordenada e integrada de vários ministérios permitiu a elaboração da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, que foi recentemente lançada pela presidenta Dilma Roussefff.

O Caderno SISAN também contribuirá para mobilizar, subsidiar e qualificar o debate preparatório da Rio+20, indicando elementos estratégicos para a formulação de uma nova geração de políticas agroambientais, construídas em diálogo com a sociedade, capazes elevar a produção de alimentos a partir de uma matriz tecnológica ambientalmente sustentável e socialmente inclusiva.
 

Leia aqui http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2012/maio/arquivos/LIVRO_SISAN2_web.pdf o caderno "SISAN 01/2012 - A Agroecologia e Direito Humano à Alimentação Adequada": Tradução do Relatório de Olivier de Schutter, relator especial da ONU para o direito à alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário