sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cuidados com seu fogão a gás!

http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/dicas-e-truques/faca-seu-fogao-durar-mais/


Faça seu fogão durar mais

Por Karla Precioso

Antes de colocar a panela no fogo, é bom aprender alguns cuidados que podem garantir vida mais longa ao seu aparelho.
 Instalação segura
 Instale o fogão afastado de objetos combustíveis ou pouco resistentes a calor. Evite também a instalação próxima a materiais inflamáveis, como cortinas e panos de prato.
Mantenha o fogão com uma distância mínima de 5 cm das paredes e móveis.
Armários e coifas devem ficar no mínimo a 85 cm de distância das bocas do fogão.
 Não o instale em frente a portas ou janelas, evitando assim a possibilidade do vento apagar a chama e o consequente escapamento do gás.
 Ligue-o a uma tomada exclusiva. Não utilize extensões ou conectores tipo T (benjamim).
Evite problemas
 Procure não revestir as paredes do forno com folhas de papel alumínio, para não obstruir os orifícios de saída de gás e calor.
 Caso sejam necessários reparos em seu fogão, não tente solucionar o problema. Reparos feitos por pessoas não qualificadas podem provocar danos ao usuário e ao aparelho.
 Ao sair de casa, feche o registro de gás e nunca deixe panela no fogo aceso.
 Limpeza do fogão 
Use esponja ou pano fino com água e sabão neutro. Enxague e seque com um pano seco e macio. Você também pode usar na limpeza mais pesada um pouco de bicarbonato de sódio umedecido com vinagre de maçã. Em seguida, lave normalmente e seco com um pano macio. A sujeira sairá facilmente.
Não use ácidos, abrasivos ou palha de aço na limpeza dos componentes em inox. Além de arranhar as partes polidas, eles deixam minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas.
Não jogue água enquanto o fogão estiver quente. Mudanças bruscas de temperatura são prejudiciais, podendo até rachar o esmalte.
Para remover manchas difíceis das bocas do fogão, basta fervê-las com água, sal, vinagre e sabão em pó. Em seguida, esfregue com uma esponja macia e enxague. Os bocais também ficarão limpos se, enquanto quentes, forem pingadas sobre eles algumas gotas de limão. Depois, esfregue-os com esponja e sabão de coco. Enxague.
Cubra toda a chapa do fogão, deixando apenas as bocas descobertas, com uma folha de papel alumínio. Isso evita que suje, conservando a pintura e o esmalte.
Tire a gordura com um pano embebido em água e vinagre. Sabão neutro também ajuda, tanto nos modelos de inox quanto nos esmaltados.
Nunca utilize removedores ou detergentes e quaisquer produtos que contenham soda cáustica, pois, além de tóxicos, eles estragam o fogão.
Retire os botões do painel de controle e limpe-os muito bem para eliminar toda a gordura que se acumula em volta. Dê brilho com um pano seco.
Para tirar riscos em tampo de inox, passe delicadamente um pano macio embebido em fluído de isqueiro. Se necessário, repita a operação e, em seguida, dê brilho com uma flanela.
Limpeza do forno
Com o forno ainda morno, remova o excesso de gordura, usando um pano úmido ou uma esponja macia, sem esfregar. Se a gordura estiver muito incrustada, recorra à ajuda de produtos antigordura.  Após esfriar, passe um pano úmido no teto para eliminar a sujeira restante.
 Nunca utilize materiais como esponjas de aço, saponáceos, facas ou produtos à base de silicone.
 Se algo foi derramado no forno e ficou cheirando a queimado, retire as grandes internas de metal cromado e, em seguida, coloque dentro do forno frio um pires com ½ xícara (chá) de amoníaco. Deixe agir por 1 hora (a sujeira e a gordura também se desprendem com a evaporação do amoníaco. Limpe com um pano úmido. 
 Para limpar fornos auto-limpantes, basta passar um pano úmido internamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário