segunda-feira, 28 de maio de 2012

Filhos Meu filho não come frutas, verduras e legumes Parte 1


O que faço?



Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação qualitativa e quantitativa adequada, pois ela proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções, bem como para a manutenção de um bom estado nutricional. As práticas alimentares são adquiridas durante toda a vida, mas aquelas desenvolvidas nos primeiros anos são decisivas para estabelecer hábitos saudáveis na criança.

Uma das situações mais freqüentes no consultório é ouvir mãe e pai reclamarem que seus filhos não consomem frutas, verduras e legumes. Acreditamos que este estímulo deve partir dos pais, que muitas vezes não consomem esses alimentos, o que acaba por dificultar a oferta aos filhos. Neste caso, o grande desafio é conscientizar os pais da importância do consumo adequado de frutas, verduras e legumes, pois eles podem transmitir informações da necessidade do consumo destes alimentos, considerados fundamentais para o equilíbrio nutricional e manutenção da saúde.

O consumo é a primeira etapa a criança aprender sobre o sabor dos alimentos. Ela precisa prová-los repetidas vezes, mesmo em quantidade mínima, para que se produza condicionamento, aumentando a possibilidade de aceitação. Geralmente, o alimento precisa ser apresentado entre 8 e 10 vezes à criança para que essa aceitação ocorra. Neste caso, o melhor a fazer é não desistir de oferecer os alimentos que foram recusados. Tente inovar e, se aquela salada de agrião não foi bem-vinda, faça o agrião virar suco.

As frutas, verduras e legumes são alimentos ricos em vitaminas e minerais, importantes na oferta de nutrientes essenciais ao organismo. Crianças que os consomem diariamente melhoram o aporte de fibras, ajudando no funcionamento do intestino, fortalecendo o sistema imunológico , tornando o organismo menos suscetível a doenças oportunistas, além de prevenir contra obesidade que vem aumentando muito nessa população.



Procure uma Nutricionista, ela vai orientar você e sua família e dar alternativas para todos consumam mais Frutas, verduras e legumes no dia a dia da família.



Fonte: Livro: O que tem no prato do seu filho? – Editora:Alles Trade

Nenhum comentário:

Postar um comentário