terça-feira, 5 de junho de 2012

Anemia




É necessário sabermos primeiro:
1) o que é anemia? Trata-se de uma doença onde podemos observar a diminuição dos glóbulos vermelhos, mais diretamente da quantidade de hemoglobina presente nas hemácias. A hemoglobina é uma proteína que contém o ferro na sua estrutura e transporta o oxigênio necessário para alimentar as células do organismo para produção de energia. Havendo diminuição na concentração de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina, os órgãos do corpo começam a receber menor volume de oxigênio, começando então a aparecer problemas físicos. A principal causa de anemia é a deficiência de ferro no sangue.
2) Como a anemia é prevenida? Um dos principais focos é ter uma dieta rica em ferro. Nunca esquecer que a anemia pode ser proveniente de outras causas como alguns tipos de vitaminas ou outros problemas de produção ou perda exagerada.
Sabendo o que é anemia e como prevenir, podemos agora identificar os alimentos ricos em ferro. Alguns deles: fígado, rim, lingua, coração, moela, carne de vaca, peixe, gema de ovo, frango, feijão, soja, lentilha, grão-de-bico, beterraba, cenoura,  espinafre, brócolis, agrião, couve e outros vegetais de folha verde escura.
A ingestão destes alimentos melhora a disponibilidade de ferro para o sangue, mas temos que nos atentar também com a questão do aproveitamento deste ferro pelo órgão produtor de sangue. Para isso devemos:
  • Quando consumir tomates, procure retirar as sementes pois elas influenciam na absorção do ferro no organismo;
  • Não use derivados de leite nas refeições principais, almoço e janta, (leite, creme de leite, queijo), pois eles interferem na absorção do ferro;
  • A vitamina C é um potente ativador da absorção do ferro ingerido na alimentação.
  • A absorção do ferro contido numa dieta pode ser multiplicada até 5 vezes, quando ela contém vitamina C.
  • Durante ou após o almoço, consuma um alimento fonte de vitamina C, como frutas citric: laranja, tangerina, ou morango, abacaxi, carambola, pois essa vitamina facilita a absorção do ferro. Dê preferência a fruta e não ao suco pois o suco dilate o estômago, prejudice a digestão e absorção dos Nutrientes, sem contar que pode perder a Vitamina se ficar preparado.
  • Alguns vegetais também contem vitamina C o que auxilia na absorção do ferro, exemplo a alface e tomate.
  • Tente diminuir a quantidade de alimentos industrializados presentes na sua dieta, como enlatados e chocolates;
  • O suplemento ferro em composição medicamentosa só deve ser tomado com orientação médica;
·         Evitar alimentos que prejudiquem o aproveitamento de ferro como café, chá mate, cha preto, refrigerantes de cola, alimentos industrializados que contenham EDTA (ácido etilenoediaminotetracético).

Não basta simplesmente comer alimentos ricos em ferro, é necessário melhorar as condições para a absorção do mesmo, assim podemos conseguir um melhor rendimento e aproveitamento deste importante componente.


Receitas para anemia

Suco de couve
Bater no liquidificador 4 folhas de couve, 1 litro de água, uma cenoura ou beterraba crua cortadas em cubos, açúcar a gosto. No momento de servir, adicionar suco de limão ou de laranja.

Bolinho de fígado
Na receita de bolinho de carne, usar apenas a metade da carne moída, e outra metade de fígado de gado moído.
 Fazer os bolinhos, amassar em forma de hambúrguer, assar no forno, pode ser congelado e usar posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário