quinta-feira, 26 de abril de 2012

Medidinha Certa - Fantástico


Nutricionista-Medidinha Certa- Fantástico

Ação do CFN sobre o programa Medidinha Certa Publicado em 11/04/2012
Tendo em vista as reclamações recebidas pelo CFN a respeito do quadro do Fantástico “Medidinha Certa”, voltado para a mudança de hábitos alimentares de crianças e adolescentes, o Conselho enviou a carta abaixo ao responsável pelo programa na Rede Globo.
Segue o texto para conhecimento dos leitores: Divulgamos a seguir o documento enviado pelo CFN ao Sr. Bruno Bernardes, responsável pelo quadro Medidinha Certa.
“O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) reconhece a importância do programa Medidinha Certa, quadro do Fantástico, para orientar crianças e adolescentes de como adquirir uma alimentação adequada por meio de uma reeducação alimentar e da adoção de hábitos saudáveis. No entanto, registramos a posição de inúmeros nutricionistas e deste Conselho a respeito da importância de que este profissional seja consultado por ser habilitado para fornecer informações adequadas e apropriadas sobre dietas nutricionalmente equilibradas e alimentação saudável. De acordo com a Lei nº 8234/91, que regulamenta a profissão de Nutricionista, compete a esse profissional divulgar informações sobre alimentação e nutrição em qualquer meio de comunicação, desde que tenha base científica sólida e que seja amplamente aceita por órgãos nacionais e internacionais ligados à área. Esta atividade não esbarra em qualquer proibição de ordem legal ou ética, sendo, pelo contrário, ação de interesse social tendo em vista contribuir para a promoção da saúde de indivíduos e coletividades. Também de acordo com a lei, são atividades privativas dos nutricionistas a assistência dietoterápica (inc.VIII) e a auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética (inc. VI). Assim, em todo o Brasil existem muitos nutricionistas capacitados para orientar as crianças e adolescentes no sentido de adquirir uma alimentação saudável. Nós, do CFN, nos colocamos a disposição do programa. É na conscientização da população sobre a importância de uma educação alimentar adequada que os profissionais de nutrição e nós, do CFN, atuamos diretamente. Investimos constantemente na valorização do nutricionista como profissional habilitado para prescrever dietas e orientar o indivíduo para a adoção de hábitos alimentares saudáveis, fator preponderante para a prevenção de doenças e garantia da saúde. Por sermos profissionais da saúde, zelamos pela promoção desta com o objetivo de assegurar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, defendemos a correta orientação sobre o consumo de alimentos.”
 Atenciosamente, Rosane Maria Nascimento da Silva
Presidente do Conselho Federal Conselho de Nutricionistas


Nenhum comentário:

Postar um comentário