domingo, 15 de abril de 2012

Comer na rua é uma opção tão saudável quanto comer em casa e pode ser barata



Comer na rua pode ser tão saudável quanto fazer as refeições dentro de casa. O segredo é dosar os tipos de alimentos, evitarem os produtos industrializados e comer tranquilamente, sem pressa para terminar a refeição.
A opção por cereais integrais, carnes brancas, frutas e verduras é bem-vinda em qualquer uma das refeições. Os itens são facilmente encontrados em padarias e restaurantes.
Bons estabelecimentos que oferecem Buffet a quilo são opções de refeição mais em conta. Você paga apenas por aquilo que colocar no prato e evita o desperdício.

Dicas para ter refeições saudáveis fora de casa
Tome de dois a três litros de água por dia. Se no seu trabalho o bebedouro ficar longe da sua mesa, leve uma caneca ou uma garrafinha para encher o recipiente a cada vez que for tomar água.

No café da manhã,  primeira refeição do dia é importantíssima porque fornecerá energia para a realização das atividades diárias. Procure comer um alimento de cada grupo alimentar. Por exemplo, coloque no seu prato pão ou algum outro tipo de cereal, queijo e fruta. Beba leite ou um suco natural. Evite a mortadela, salame e queijos amarelos ou outros tipos de frios que podem fornecer as calorias "vazias" (que só acrescentam peso e não dão a sensação de saciedade).

O lanches da manhã e tarde muitos têm dificuldade para fazer, entretanto, pulá-las pode fazer com que você extrapole na próxima etapa da alimentação, já que ficou muitas horas sem comer. Na hora do lanche, a dica é optar por alimentos práticos, fáceis de comer e de carregar para o trabalho. Barrinhas de cereal, biscoitos de água e sal e frutas são algumas sugestões.
No almoço não exagerar na quantidade é a regra básica. Coma alimentos de cada grupo, carboidratos (arroz, macarrão, batata, mandioca), proteínas (carnes, queijos e leites), grãos (soja, feijão, grão de bico), verduras e legumes e monte um prato colorido. Evite frituras e alimentos muito gordurosos. Se não resistir à sobremesa, prefira gelatina ou uma fruta.
No jantar opte por lanches que contenham verduras e legumes, queijo branco, frios como peito de peru e presunto magro. Evite maionese, catchup, mostarda, molhos industrializados e prefira requeijão light, queijo cottage ou ricota. Quando comer salgados, priorize os assados e deixe de lado os fritos e as massas folhadas. Para beber, prefira sucos naturais, chás e vitaminas e dê um chega para lá nos refrigerantes.
 E a Ceia, se antes de dormir ainda sobrar uma fome, tome uma xícara de chá com bolachas integrais, coma frutas ou um iogurte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário