segunda-feira, 2 de abril de 2012

Extrato de alho melhora sistema imune de indivíduos saudáveis



Pesquisadores norte-americanos publicaram na revista Clinical Nutrition um estudo que demonstra os efeitos da suplementação de extrato de alho na melhora do sistema imunológico e na redução da gravidade dos sintomas de gripes e resfriados.
Foi realizado um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, que recrutou indivíduos saudáveis para determinar o efeito da suplementação do extrato de alho sobre a proliferação de células imunológicas e sintomas de gripes e resfriados. Foram avaliados 120 indivíduos, sendo 55 homens e 65 mulheres, na faixa etária de 21 a 50 anos, com um índice de massa corporal entre 18 e 30 kg/m2. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente para receberem 2,5 g/dia, em cápsula, do extrato de alho (grupo tratado, n=60), durante 90 dias, ou placebo (grupo controle, n=60).
Após 45 dias de suplementação, os pesquisadores observaram aumento de proliferação de células T gama delta (linfócitos T gama delta, p=0,039) e ativação de células natural killer (linfócitos NK, p=0,043) em comparação com o placebo. Essas células têm papel fundamental no sistema imunológico e nas respostas inflamatórias. As células T são responsáveis pela imunidade celular, destruindo organismos estranhos ou células infectadas, enquanto que as células NK têm papel importante no sistema imune inato, contra infecções virais e tumores.
No final do estudo, após 90 dias de suplementação, foi observado que, embora não tenha diminuído a incidência de gripes e resfriados, o extrato de alho reduziu a gravidade dos sintomas relatados (21% menor, p<0,001), diminuiu o número de dias com os sintomas (61% menor, p<0,001) e causou uma menor influência na capacidade de realizar atividades cotidianas, como trabalho e estudo (58% menor, p<0,001).
"Nosso estudo demonstrou que a suplementação do extrato de alho reduziu a gravidade dos sintomas de gripe e resfriados, estando associada com as mudanças nas células NK e T gama delta. Novos estudos devem ser realizados com o objetivo de examinar quais os compostos presentes no extrato de alho que estão associados com esses efeitos", concluem os autores.
Referência(s)

Nantz MP, Rowe CA, Muller CE, Creasy RA, Stanilka JM, Percival SS. Supplementation with aged garlic extract improves both NK and γδ-T cell function and reduces the severity of cold and flu symptoms: A randomized, double-blind, placebo-controlled nutrition intervention. Clin Nutr. 2012 Jan 24.


Nenhum comentário:

Postar um comentário