quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


Histórico!
Um breve histórico de minhas lembranças relacionadas à alimentação.
Tenho certeza que muitos irão se identificar.
Lembro-me da época em que ia com minha mãe na horta, colhia os tomates adubados organicamente, sem mesmo ouvir falar em produto agro ecológicos, lavava na torneira que tinha lá na horta e comia lá mesmo. E as cenouras então, que nem tirava a terra toda ao redor delas antes de comer, e como era gostoso!
Matávamos o gado, picava em pedaços de 1, 2, 3 ou 4 kg e congelávamos em casa, por aproximadamente 1 ano, ou até que durasse estoque. Os ovos ficavam em cima da pipa de vinagre no porão de nossa casa de madeira.
O suco era natural das frutas do sítio e a comida era temperada com cebola, alho e cheiro verde, aff sinto o cheirinho só de lembrar.
E as sementes? A estas eram criouluas. Íamos fazer serão na casa dos vizinhos, e levávamos alguma novidade de semente, e não raras vezes, trazíamos outras. E as bolachas então, eram caseiras, em grande parte pintadas.
Há quanto tempo isso? Meros 20 a 25 anos, pois vou completar 35, dia 15 do corrente.

Nos dias de hoje

Vejo muitos agricultores comprarem verduras no mercado.
Os ovos apodrecem rapidamente, e tem que guardar na geladeira. As carnes têm hormônios
As sementes são hibridas, ou o que é pior, transgênicas (logo explicarei no blog o que significa cada tipo de semente).
Os temperos? Hoje chamados por mim de preguiça de mulher, preguiça de mulher picar os temperos, aí se utiliza temperos prontos, tipo caldos, sopas prontas, ricos em colesterol, sódio, glutamato monossódico, dentre outros, e tem gente que compra! E o que é pior, tem mães que preparam a comida de seus pimpolhos com caldos ou temperos prontos.
 Bebida natural? Não se conhece mais, o que tem é suco artificial em grande maioria em pó, ou refrigerante, ótimo pra quem quer ter diabetes, problemas de estômago... E tem pais que compram.
Hoje se fala em biscoito caseiro no pacote do mercado, com gosto de farinha. Os nutrientes não sei onde estão.
Pensando neste breve histórico e nos detalhes que fazem nossa saúde melhorar gostaria de abrir nossas discussões e partilhar com vocês receitas saudáveis, substituindo caldos, refrigerantes, molhos industrializados por receitas caseiras.
Aceito sugestões inclusive de receitas!
Deus abençoe a cada um e sua família, amém!
Obs. Na foto, eu de azul e minha irmã de rosa! 
E a flor na cabeça, um show!
O vestido? De prenda, típico gaúcho!
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

5 comentários:

  1. Adorei,pois saiba que eu ainda faço meus biscoitos com receitas de minha avó,sucos naturais colhido do pe da fruta,adoro estes ritual de colher e fazer,no Natal ainda tem as famosas bolachas natalinas feita com sal amoniaco,que fica uma gostosura e o mais lindo ainda e por a familia toda a decorar ,isso sim e viver e espero poder trocar ideias com vc para poder me enriquecer com sua sabedoria .bjs linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, é muito bom saber que muitas pessoas cultivam as Boas Heranças! Quero sua receita de biscoitos.
      Beijus queria, fique com Deus!

      Excluir
  2. Oi, gostei muito desse espaço. Acredito que essa conscientização é fundamental. Vou ficar de olho nas suas sugestões. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassiane, minha querida, vindo de você eu to me achando, risos...
      Saiba que admiro muito seu trabalho e estou esperando pelo próximo livro. Tanto que no meu perfil um dos livros recomendado: É tempo de recomeçar! Por acaso você tem arquivado aquele email que te mandei falando do livro? Gostaria de publicar aqui o email.
      Abraços, fique com Deus, Joelma

      Excluir
  3. Achei o texto bastante interessante e realista, apesar de nostálgico.
    Bela foto!

    ResponderExcluir