sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

COMPULSÃO ALIMENTAR Por sugestão da Debora


A compulsão alimentar é um transtorno alimentar comum, em que um indivíduo consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só, ou “depenica” constantemente, mesmo quando não tem fome ou se sente fisicamente desconfortável por comer tanto. Ao contrário dos bulímicos, quem come compulsivamente não purga depois de comer em excesso na tentativa de queimar calorias. A compulsão alimentar pode ocorrer em pessoas de qualquer sexo, raça, idade ou extrato socioeconômico e, como quem sofre do transtorno de compulsão alimentar aumenta com freqüência de peso ou se torna clinicamente obeso, torna-se passível de contrair uma grande variedade de doenças. Infelizmente, não há uma cura reconhecida para o transtorno de ingestão compulsiva, mas existe uma variedade de opções de tratamento que podem ser exploradas quando o transtorno é diagnosticado.

SINTOMAS:
- Apetite exagerado
- Vontade incontrolável de comer quando esta triste
- Comer exageradamente e rápido demais, pouca mastigação.
- Arrependimento e tristeza após os rompantes
- Falta de preocupação com o aumento de peso 
- Constrangimento social
- E o prazer imensurável ao comer. Como uma “criança no parque de diversão”.

Nota
Gostaria de deixar claro que antes de tudo, deve-se procurar um médico e realizar o tratamento. As orientações nutricionais são para auxiliar, mas o diagnóstico e o tratamento são indispensáveis. As orientações a seguir não são apenas para Compulsão alimentar e sim também para casos de Sobrepeso, obesidade entre outros.

Orientações Nutricionais
-         Evitar outras atividades como ler ou assistir TV enquanto come. O ideal é mastigar lentamente sentindo o sabor do alimento.
- Mastigar bem os alimentos (o nosso cérebro entende a saciedade pelo número de vezes que mastigamos e não pela quantidade de comida).
-         Dentro do possível fazer as refeições em horários regulares, evitando intervalos prolongados entre as refeições (seis refeições dia +/- de três em 3 horas) e tentar não comer no meio destes intervalos
-         Lembrar que geladeira não é terapia, abrir já pensando o que vai pegar, sem ficar parado na frente procurando algo. Deixar mais visível frutas e legumes do que os alimentos mais calóricos.
-         Optar por ingerir os alimentos menos calóricos aos mais calóricos, lembrando que frutas e legumes são doces e/ou contém calorias, não podemos ingerir a vontade como muitos dizem.
-         Uma boa saída e fazer uma salada de repolho, cenoura, tomate, e comer no momento de maior compulsão.
-         Evitar alimentos ricos em gorduras de origem animal, como, torresmo, banha, creme de leite, toucinho, manteiga, nata, queijos amarelos, maionese, frituras.
-         Evitar alimentos tais como: geléias, açúcar, doces, melado, bolos, tortas, refrigerantes, mel, chocolate,  Nescau ou outros achocolatados, balas, sobremesas em geral, sorvete, confeitos, leite condensado, bombom, doces em pasta.
-         Servir a refeição em prato pequeno. O visual é de prato cheio.
-         Ao terminar as refeições, retirar os alimentos da mesa e guardá-los.
-         Procurar manter toda a comida em armários, onde não possa ser vista.


Espero ter auxiliado e continuo no aguardo de novas sugestões de temas.

4 comentários:

  1. Olá Joelma fiquei na duvida sobre o mel. Porque devemos evita-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, estamos falando especificamente sobre compulsão alimentar, neste caso as pessoas comem demais. O mel é muito calórico, assim como o açúcar, doces, gorduras, por isso no caso de compulsão alimentar deve-se evitar esses alimentos. Se restou alguma dúvida, é só perguntar. Beijuxxx fique com Deus e obrigada por participar do Blog e por perguntar também, eu estava me sentindo muito só aqui no blog sem perguntas, hehe...

      Excluir
  2. Entendi sim...
    através deste conteúdo pude detectar que estou com esse transtorno alimentar ou seja compulsão alimentar. Não sei o que esta acontecendo comigo, não estou conseguindo comer moderadamente... Preciso urgente de uma reeducação alimentar. Eu sei que devo evitar alguns (vários) alimentos mas quando vejo estou lá me empanturrando, me enchendo do que não é necessário. O açúcar então nem se fala... só paro de comer mesmo quando estou ruim, dai dou uma trégua para a comida!!! Como meu marido diz "se tiver pedra bem temperadinha ela come tbém" Sempre quando der estarei participando, beijos.

    ResponderExcluir