sexta-feira, 2 de novembro de 2012

TANSAGEM



Plantago major

Descrição : Da família das Plantagináceas, tambêm conhecida como transagem, tanchagem maior, plantagem, sete nervos. Planta anual vivaz, que cresce pouco, atingindo 30 centímetros de altura, sem caule, com folhas oval-arrendondadas, carnosas e moles, quase pecíolo. As folhas nascem em torno de um eixo, ao nível do solo, formando um tufo circular, e ficam distendidas sobre o solo, como as plantas dos pés, o que deu origem ao nome ciêntífico Plantango. As flores brancas, rosadas ou esverdeadas, nascem ao longo desse eixo, e formam espigas eretas e alongadas, entre as folhas. As sementes, de preferência em solos úmidos, férteis e de clima temperado, sendo a época mais favorável os meses de setembro a dezembro, para o palntio. No  adaptou-se tão bem que vegeta espontaneamente em quase todo o país, principalmente em jardins e gramados, pomares, beiras de estrada e junto aos muros. Desenvolve-se mais intensamente em locais abertos, como em solos cultivados e pastagens. A colheita das folhas deve ocorrer nos meses de agosto e março e as semetnes separam-se da espiga no fim do verão,quando estão bem maduras.
Habitat: É originária das regiões frias da Europa, tendo se espalhado por todo o mundo.
História: É chamada "rei-dos-caminhos" pois não respeitando fronteiras se difundiu por todos os países. Faz parte da Farmacopeia Homeopática.
Partes utilizadas : Raiz, folhas e sementes.
Origem : Europa, hoje espalhada em diversos países da Ásia, África, América, sendo conhecida como o rei do , pois tem a capacidade de burlar as fronteiras e se introduzir em todas as regiões do mundo.
Plantio : Multiplicação: por sementes ou mudas do rizomas; Cultivo: em hortas como a alface; Colheita: durante a floração (ano todo).
Modo de Conservar : As folhas e as sementes são secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Conservar em sacos de papel ou de pano.
Propriedades : Depurativa, hemostática, béquicas, emoliente, expectorante, antitussígena, tônica, cicatrizante, diurética, antiinflamatória e anti-séptica.
Uso pediátrico: Afecções respiratórias: amigdalite, faringite, traqueíte, tosse, catarro, bronquite; Inflamações: otite, parotidite, gengivite, estomatite; Febres intermitentes; Diarreias Afecções da pele: dermatoses, picadas de inseto; Anemia, debilidade; Constipação intestinal: como laxante.
Uso na gestação e na amamentação: Planta segura.
Indicações : O suco puro pode ser usados em bochechos para apressar a cicatrização da gengiva em casos de cirurgia e extrações de dentes. O emplasto da planta macerada combate a inflamação. Para uso interno, pode ser usada como diurético, e junto com guaco para combater tosses com catarro.
Principios Ativos : Monoterpenos iridòides: aucubina (rinanantina), catapol e asperulosídeo; Mucilagens: glucomannas, arabino-galagtano, ramnogalacturonano; Flavonóides: diglicosí-deo-6,8-apigenina, glicoronídeo-7-luteolina, xilose, galactose; ácidos orgânicos: clorogénico, neocloro-gênico, galacturônico, actenosídeo (verbascosídeo); Taninos; Saponinas; Sais minerais: potássio, cálcio, ferro; Vitami-na C; Colina; Alcalóides: noscapina; Petina; Hidroxicumarina: aesculetina; Ácido silícico; Sementes: 105 de óleo amarelo de sabor a óleo de nogueira, amarelo; Antraquinonas.
Modo de usar :
Laxante; depurativo: em 1 copo, coloque 1 colher de sopa de sementes e adicione água fervente. DEixe em maceração por 1 noite e coe. Tome 1 copo de manhã, em jejum.
Afecções da pele, acnes, cravos e espinhas : coloque 2 colheres de sopa de folhas picadas em 1 copo de água. Leve ao  , deixe ferver durante 15 minutos e coe em um pano, espremendo bem o resíduo. Adicione ao líquido obtido, 1 colher de sopa de mel. Miture bem, aplique com um chumaço de algodão sobre a pele, no local afetado, 2 vezes ao dia.
Queimaduras; feridas; picadas de insetos : lave muito bem as folhas frescas e enxigue. Em um pilão, coloque 3 colheres de sopa de folhas picadas. Amasse bem, adicione 1 colher de sobremesa de glicerina e misture. Espalhe sobre um pano, gaze ou um chumaço de algodão e aplique sobre o local afetado, de 1 a 2 vezes ao dia.
Amigdalite, faringite,traqueíte,estomatite,gengivite,desintoxicante das vias aéreas dos fumantes : em 1 xícara de chá, coloque 2 colheres de sopa de folhas picadas em pedaços bem pequenos e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, espere amornar e coe. Faça gargarejos, de 2 a 3 vezes ao dia.
Prostatitte : coloque 5 colheres de sopa de folhas picadas em 1 litro de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Adicione à água morna do , e faça banhos de assento com duração de 15 a 20 minutos, 2 vezes ao dia.
Posologia: Adultos: 1 colher de sopa de sementes maceradas por 1 noite em 1 copo de água quente, tomadas em jejum, como laxante ou depurativo; 8g de planta inteira fresca Acolhe-res de sopa para 1 xícara de água) em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos meneres que 12hs, em uso interno para afecções respiratórias, intoxicações, dores, inflama-ções; Para o colutório a dose é triplicada. O uso constante do colutório faz regredir completamente as inflamações recidivas das amígdalas; Para banhos de assento nas prostatites, a dose é de 60g para cada litro de água, por 20min. 2 vezes ao dia; As folhas podem ser maceradas a seco ou vaporizadas para compressas tanto para afecções da pele quanto para dores; hemorróidas. Também se pode utilizar o suco. Este mesmo procedimento pode ser usado para instilar 3 gotas do liquido levemente amomado no ouvido ou frio como colírio; As folhas tenras podem ser consumidas junto com saladas verdes. Crianças tomam de 1/6 a '/2 dose.
Farmacologia: O estrato Ifluido e o suco fresco provaram ter efeito bactericida. A aucubigenina (auoubina hidrolisada) e uma saponina antimicrobiana respondem por seu efeito bacteriostático; Aumento na coagulação sanguínea foi comprovado e também há relatos de um efeito de epitelízacão; A planta demonstrou efeito positivo nas infecções do trato respiratório.
Toxicologia: Sem toxidade nas doses recomendadas.

Fonte: Plantas que Curam

Um comentário:

  1. O que a ANVISA fala sobre Tansagem:

    52 Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, 1ª edição 5.1 PREPARAÇÕES EXTEMPORÂNEAS
    Plantago major L.
    SINONÍMIA
    Plantago borysthenica Wissjul., Plantago dregeana Decne. e Plantago latifolia Salisb.
    NOMENCLATURA POPULAR
    Tanchagem, tansagem e tranchagem.
    FÓRMULA
    Componentes Quantidade
    folhas secas 6 – 9 g
    água q.s.p. 150 mL
    ORIENTAÇÕES PARA O PREPARO
    Preparar por infusão considerando a proporção indicada na fórmula.
    ADVERTÊNCIAS
    Não deve ser utilizado em pacientes com hipotensão arterial, obstrução intestinal e por gestantes. Não engolir o produto
    após o bochecho e gargarejo. Não utilizar a casca da semente.
    INDICAÇÕES
    Anti-inflamatório e antisséptico da cavidade oral.
    MODO DE USAR
    Uso externo.
    Após higienização, aplicar o infuso com auxílio de algodão sobre o local afetado, três vezes ao dia. Fazer bochechos ou
    gargarejos três vezes ao dia.

    http://www.anvisa.gov.br/farmacopeiabrasileira/conteudo/Formulario_de_Fitoterapicos_da_Farmacopeia_Brasileira.pdf

    ResponderExcluir