sábado, 6 de outubro de 2012

MS promove seminário sobre desastres naturais



Seminário nacional sobre saúde em desastres ocorrerá na Semana Nacional de Redução de Desastres. | Foto: Wilson Dias/ABr
As consequências de um desastre de origem natural para a saúde pública serão tema do 4º Seminário Nacional sobre Saúde em Desastres, organizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O evento, que ocorrerá entre os dias 9 e 11 de outubro, em Brasília, será realizado em comemoração ao “Dia Internacional para a Redução dos Desastres de Origem Natural” e a Semana Nacional de Redução de Desastre.
O objetivo do seminário é promover a troca de conhecimento e experiências para fortalecer a capacidade de atuação, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na redução dos impactos e efeitos dos desastres naturais sobre a saúde humana.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail vigidesastres@saude.gov.br até o final desta semana. As vagas são limitadas e serão efetivadas respeitando a data de recebimento das inscrições.
Representantes de instituições governamentais e não governamentais que atuam em desastres debaterão temas como gestão e comunicação de risco em desastre, impactos do clima sobre a saúde humana, contexto sobre segurança química para atuação do setor saúde, além de gerenciamento de desastres.
O governo brasileiro conta com diversas políticas públicas que contribuem para a redução de desastres, direta ou indiretamente. No SUS há a estruturação da Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres), nas três esferas de governo. O Vigidesastres do Ministério elabora normas de atuação para as secretarias municipais de saúde e ações de educação em saúde
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário