domingo, 21 de outubro de 2012

Alerta vermelho: Repórter Record investiga os perigos da carne e os abatedouros clandestinos




Você sabe a procedência da carne que come todos os dias? Sabe como a carne foi tratada e acondicionada? Se foi mantida dentro dos padrões sanitários? E como é feita a fiscalização desse alimento tão presente na mesa do brasileiro? Essas são as questões que Marcelo Rezende investiga no Repórter Record deste domingo (21).
Cinco anos depois da primeira visita, o programa volta a um abatedouro clandestino no interior de Pernambuco. E a impressão foi péssima: depois de tanto tempo, nada mudou. Você vai ver como é a rotina de sujeira e descaso em um estabelecimento clandestino. Sem espaço físico adequado para a atividade, os trabalhos são executados sem nenhuma higiene ou segurança. Tudo à mostra, inclusive as cabeças de gado abatido. O que diz a lei? Como o trabalho é regulado? Quais devem ser as condições de higiene?
As nossas equipes também vão mostrar como é a rotina de trabalho nos frigoríficos do país. Em muitos casos, as condições prejudicam a saúde dos trabalhadores. Registramos casos de funcionários que hoje não conseguem levantar o braço porque ficaram muito tempo na mesma função de carregar peso, sem as condições indicadas para a saúde. Como é feita a fiscalização? Quais os direitos dos trabalhadores? E o que deve ser feito para garantir que o serviço seja bem prestado ao consumidor?
Em outro flagrante, vamos mostrar a falta de condições de higiene na venda de carne nas feiras livres. Tudo a céu aberto, sem refrigeração ou as mínimas condições de higiene. Quais as consequências da falta de cuidados no trato com a carne? Quais os riscos para a população? O que as autoridades devem fazer?
E ainda: os perigos da carne vermelha - o consumo em excesso pode provocar doenças graves. A história do gaúcho que parou de comer carne porque enfrentou problemas de saúde. O teste do churrasquinho grego - os riscos de contaminação da carne vendida na rua. E as artimanhas usadas para melhorar o aspecto ruim da carne vencida - você vai conhecer o golpe da carne maquiada.
Os perigos da carne. No Repórter Record deste domingo (21), com Marcelo Rezende, logo depois do Domingo Espetacular.

Um comentário:

  1. Segundo a reportagem estão usando Sulfito de Sódio em carne moída, sendo que o sulfito de sódio é usado como um agente descorante em têxteis e na manufatura de papel. O seu uso como antioxidante em alguns produtos alimentares enlatados dá origem a um ligeiro cheiro sulfuroso imediatamente depois de abrir, mas o seu uso é proibido em carnes ou alimentos que contenham vitamina B1.

    ResponderExcluir