segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Proposta obriga restaurantes a colocar advertência contra sal em saleiros



A Câmara analisa o Projeto de Lei 3893/12, do deputado Geraldo Thadeu (PSD-MG), que obriga bares, lanchonetes e restaurantes a colocar nos saleiros mensagem alertando para o risco do consumo excessivo de sal.
A proposta obriga também os fabricantes de sal a estampar a mesma mensagem nas embalagens do produto.
O autor destaca que a ingestão de sódio acima da quantidade diária recomendada está relacionada, por exemplo, ao aumento do risco do aparecimento de determinados tipos de câncer, como o de estômago, e ao aumento do risco de hipertensão arterial, que pode causar doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC).
“Uma pesquisa feita pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) revelou que, no Brasil, são ingeridos 4,5 gramas de sódio por dia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda dois gramas por dia”, explicou.
O deputado disse que, nos países ricos, a ingestão de sal normalmente está relacionada com alimentos industrializados, em que é usado para conservar os produtos.
“Aqui, o sal é consumido principalmente na comida caseira, como tempero. É preciso mudar o hábito brasileiro de adicionar sal aos alimentos”, afirmou.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário