sábado, 15 de setembro de 2012

10 regras para se livrar da bagunça na cozinha!


Veja como se livrar da bagunça na cozinha em 10 passos.


Regra nº 1: Tirouguardou!


 Se você pegar um pote deaçúcarpor exemplodeve levá-lo de volta ao mesmo lugar. E nada depreguiça ao arrumarNão acumular objetos soltos pelo ambiente também ajuda a manter a organização.


 Regra nº 2: Armazene com lógica


  Deixe próximo ao fogão os materiais e utensílios que costuma utilizarao cozinharcomo o porta-temperos e as panelasMas não debaixo dapia, pois este é o ambiente mais sujeito à umidade, propício à formação de fungos e bactérias, diz Cristina. Pratos e copos, por sua vez, devem ficar próximos à mesa, assim como os panos de prato devem ficar aolado da pia.


 Regra nº 3: Nada de guardar talheres na primeira gaveta da pia

  Esta deve acomodar os utensílios utilizados durante o preparo dacomidacomo facasespátulas e escumadeirasTalheres para servir ficam no armário próximo à mesa e dentro do porta-talher. Se não, quem for arrumar a mesa acaba atrapalhando o cozinheiro.


 Regra nº 4: Tudo o que estiver à vista é passível de sujeira


Frituras e gorduras se espalham pelo ar e acabam se juntando com apoluiçãogrudando em móveis e utensílios. Um bom exaustor ajuda.

 Regra nº 5: Depois que organizar o local, não troque os utensíliosde lugar

 Nada pior do que guardar os objetos provisoriamente. Se não é o local escolhido, provavelmente irá esquecer onde estão.


 Regra nº 6: Preserve a circulação do ambiente

 Móveis e objetos espalhados atravancam e atrapalham.


 Regra nº 7: Abuse dos armários

  É o melhor lugar para guardar pratos, copos e louças, por causa dahigiene. Distribua copos na parte superior e pratos na inferior (já que são mais pesados), indica Simone. E nada de colocar objetos diversos sobre a geladeira. No máximo, deixe alguns potes decorativos, alerta a designer de interiores.


 Regra nº 8: Descarte o que for inútil e sem uso


  Doe panelas, pratos e copos não utilizados. Além de ocupar espaço, atrapalham.


 Regra nº 9: Ordene também a despensa

  Separe os doces dos salgados, colocando-os em prateleiras diferentes. E deixe-os visíveis, pois isso ajudará na hora de localizá-los, além de evitar desperdícios com produtos cujo prazo de validade acaba vencendo apenas porque ficam escondidos no fundo do armário. Embalagens pequenas, como de sachês de sucos, gelatinas, sopas e temperos podem ficar reunidas em cestas de fibra sintética (material lavável).


 Regra nº 10: Agrupe e armazene a louça por material


  Junte peças de cerâmica em uma prateleira e em outra, as de inox, e assim por diante. Assim, fica mais fácil pegá-las na hora de preparar a mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário