terça-feira, 12 de agosto de 2014

Como identificar no rótulo se o produto realmente é integral.

Preparei 2 rótulos pra auxiliar na identificação.

Para o produto ser considerado integral, 75% dos ingredientes da receita tem que ser integral.

É uma regra da ANVISA, que os ingredientes na rotulagem tem que ser na ordem decrescente (do ingrediente que mais tem no produto, ao que menos tem).
Portanto:

·      *   Se o único farináceo do produto for farinha de trigo integral ou centeio, e a gordura for pouca, seu produto é integral, a exemplo do primeiro rótulo que desenvolvi.

·       *  Se você identificar que o primeiro e o segundo ingrediente for farinha de trigo integral, ou centeio, e o terceiro ingrediente for farinha de trigo ou farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico (que é o trigo branco) é bem provável que seu produto seja integral, tem que observar também se a quantidade de gordura da receita for pouca.



·        * Se você identificar que o primeiro ingrediente for farinha de trigo integral, ou centeio, e o segundo ingrediente for farinha de trigo ou farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico (que é o trigo branco) é bem provável que seu produto não seja integral.
·         
·     * Se o segundo ingrediente de uma receita com mais de um farináceo for gordura vegetal, com certeza seu produto não é integral.
·         
·      * Se o primeiro ingrediente for farinha de trigo ou farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico (que é o trigo branco) com toda a certeza seu produto não é integral. A exemplo do segundo rótulo. A exemplo de “biscoitos integrais” em embalagens de 6 biscoitos em que o primeiro ingrediente é a farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico e o segundo ingrediente é gordura vegetal hidrogenada, e só o terceiro que é a farinha de trigo integral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário