domingo, 25 de março de 2012

Cebola: protege contra câncer e muito mais

http://saude.abril.com.br/edicoes/0284/nutricao/conteudo_224942.shtml?pag=2

Senhora dos anéis 
Pesquisas feitas em vários países garantem que cebola ajuda a prevenir vários tipos de câncer, rotege contra doenças cardiovasculares e, como fosse pouco, inibe a ação de fungos e bactérias. 





Muita gente não suporta o cheiro penetrante e o sabor inconfundível da cebola, principalmente quando ela se apresenta crua sobre o prato. Se esse é o seu caso, tomara que, depois de ler esta reportagem, você deixe de lado a mania de separar pedacinho por pedacinho do vegetal do restante da comida e experimente sem cara feia a mais acebolada das receitas. Afinal, em um mundo científico cada vez mais voltado para descobrir a relação dos alimentos com a prevenção de doenças, o vegetal ganha pontos.
"Entre quem come o equivalente a uma cebola durante a semana, a probabilidade de desenvolver um câncer qualquer chega a ser 14% menor", revela em entrevista à SAÚDE! a pesquisadora Carlotta Galeone, que, com seus colegas do Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, em Milão, na Itália, avaliou ficha médica por ficha médica de centenas de voluntários, divididos, é claro, em duas turmas — a dos avessos à cebola e a dos que encaravam comê-la crua.
Não foi por acaso que fizeram a comparação. Eles queriam avaliar os benefícios da hortaliça para a saúde, uma vez que a cozinha de seu país usa e abusa do ingrediente. Já existiam, é bem verdade, estudos ligando seu consumo à diminuição do risco de tumores de estômago, intestino e próstata. Os cientistas de Milão, porém, expandiram essa visão. Na sua amostragem, não só esses, mas todo tipo de tumor era mais comum no primeiro grupo — o dos sem-cebola.
Outra descoberta dos italianos: a proteção parece ser proporcional às porções ingeridas. Assim, duas cebolassemanais são suficientes para derrubar em 56% o perigo do câncer de laringe, em 43% o de ovários e em 25% o de rins. E aqueles que comem com gosto muitos anéis distribuídos pela salada do almoço e do jantar, em quantidade correspondente a uma cebola inteirinha por dia, estão ainda mais resguardados. "Aí, as chances de câncer colorretal são 56% menores e o de boca, 88%", assegura Carlotta. E não foi só isso o que a ciência confirmou nos últimos tempos.

Sabe-se que a cebola dificulta a ação das bactérias, inclusive as causadoras da cárie e dos distúrbios gástricos, além de atuar contra fungos que provocam micoses, amenizar os sintomas da asma, combater inflamações e diminuir os riscos de trombose e aterosclerose. Um dos últimos trabalhos reafirmando essas qualidades é assinado pelo Ministério da Agricultura do governo da Austrália. Porcos com dieta rica em gorduras tiveram seus índices de triglicérides reduzidos em 15% quando a cebola foi incluída no cardápio.
O próximo passo, agora, é descobrir qual seria a melhor cebola para uma vida mais longa e saudável. Ora, são mais de 600 espécies! À primeira vista todas são parecidas do ponto de vistanutricional, reunindo numa só rodela cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre, manganês, vitaminas do complexo B — principalmente B1 e B2 — e vitamina C. Na prevenção de doenças, o poder de fogo dos membros da vasta família Alliaceae pode variar — ou nem tanto.
Apesar de consumirmos menos cebolas do que os italianos, nós, brasileiros, estamos acostumados ao seu paladar. A cebolinha verde, por exemplo, muito usada como tempero, é tida como um broto de cebola, quando é mais uma variedade dela. Cebola ou cebolinha, o bulbo pode ir para a panela ou para a saladeira — "assim como as folhas de algumas variedades", acrescenta Valter Rodrigues Oliveira, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas de Hortaliças da Embrapa, com sede em Brasília.
O médico Edson Credídio, que é diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, recomenda consumir o vegetal cru, já que o calor do cozimento ou da fritura destrói seus compostos benéficos. A Embrapa está desenvolvendo uma variedade de cebola isenta de substâncias que provocam choro e mau hálito, mas é provável que a novidade não produza tantos bons efeitos. Então, encare o bafo, o ardor e as lágrimas com alegria. Tudo pode ser uma questão de treinar o paladar para sabores picantes.


Sendo assim bom uso da cebola em suas receitas!

Tenha uma semana Abençoada!

sábado, 24 de março de 2012

Dieta isenta de carboidrato, pode ou não?


Funções dos carboidratos no organismo:
- é a principal fonte de energia do organismo;
- regula o metabolismo proteíco;
- são necessárioos para o funcionamenot do sistema nervoso;
- auxilia na eliminação do bolo fecal;
- apresentam função estrutural nas membranas plasmáticas da células.
Tipos de carboidratos: os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc), leite, dentre outros.
Sendo assim, dietas sem carboidratos não são completas. Para melhorar seus hábitos alimentares ou iniciar uma dieta, ou reeducação alimentar, procure sempre um nutricionista.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Bolo de abobrinha

Enviado pela Nutricionista Marilia Donadeli
Já degustei, e aprovei, o bolo é uma delícia.



Ingredientes
Aborinha  - 2 xicaras de chá
Ovos-3 unidades
Açúcar - 2 xicaras de chá
Óleo - 1 xicara de chá
Farinha de trigo - 3 xic de chá
Canela em pó - 1 colher de sopa
Essência de baunilha - 1 colher de sopa
Uva passa - ½ xícara de chá
Fermento em pó - 2 colheres de sopa
Açúcar para polvilhar

Modo de preparo: bata no liquidificador a abobrinha , os ovos , o açúcar e o óleo . Em
uma tigela coloque a farinha , a canela, a baunilha e a uva passa e despeje a massa.
Mexa bem e acrescente o fermento . coloque em assadeira untada e forno preaquecido.

terça-feira, 20 de março de 2012

Esqueci de postar o link do conecte mídia, de onde tirei a matéria que segue:

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA INCENTIVA A PRÁTICA DE ATIVIDADES E HÁBITOS SAUDÁVEIS

 http://www.conectemidia.com/CONECTE_MIDIA/trombudocentral/054.jpg

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA INCENTIVA A PRÁTICA DE ATIVIDADES E HÁBITOS SAUDÁVEIS




“Mutirão Avaliativo” e “Mobilização de Promoção de Alimentação Saudável e Promoção de
Modos de Vida Saudáveis”. Essas foram as ações trabalhadas nas unidades de ensino de Trombudo
Central, durante a Semana de Mobilização Nacional – de 05 a 09 de março. A atividade é promovida
com os estudantes através do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal.

O objetivo é incentivar as boas práticas de saúde, a formação para a cidadania e o
fortalecimento das políticas públicas. Uma atividade que envolveu diretamente os professores,
gestores, técnicos de enfermagem, professores de educação física, odontólogos, nutricionista,
merendeiras, técnicos e auxiliares. Confira alguns exemplos:

Centro de Educação Infantil Menino Jesus
As crianças realizaram uma caminhada, visitaram a Secretaria Municipal da Educação e
participaram de brincadeiras saudáveis no parquinho do Centro da cidade. O consumo de frutas e
verduras fez parte da programação especial.

Centro de Educação Infantil Arthur Kroenke
A semana contou com atividades diversificadas: Dia do Sanduiche Natural, brincadeiras,
caminhadas, incentivo ao consumo de frutas e verduras, cuidados com a saúde bucal, conhecimento
do corpo, entre outras.

Centro de Educação Básica Erica Hasse
Os estudantes foram submetidos à avaliação odontológica, avaliação antropométrica e
controle de vacinas. O cardápio foi adaptado para atender os temas sugeridos pela mobilização. As
famílias deram “dicas de saúde”, para a montagem de um mural educativo. Teve também a
distribuição do folder Sua Saúde Depende Muito da Sua Alimentação.

Centro de Educação Básica Eginolf Bell
Um dos destaques foi a prática de atividades físicas diversificadas, onde a música auxiliou no
movimento do corpo. Na hora do lanche, os alunos puderam preparar os seus sanduíches, que
vinham acompanhados de um suco natural de limão com couve, melancia e laranja.

SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO
A Semana de Mobilização Nacional teve como proposta em 2012 a mobilização de 22 mil
escolas públicas, em 1.938 municípios de todo o país. Serão beneficiados mais de cinco milhões de
estudantes, segundo os Ministérios da Saúde e Educação.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Excesso de açúcar é um dos maiores problemas de saúde pública mundial


Autor(a):       Rita de Cássia Borges de Castro


Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia publicou em uma das maiores revistas científicas do mundo, Nature, um comentário sobre os efeitos deletérios do açúcar no organismo e afirma a necessidade de regulamentação do seu consumo.

Os autores Robert Lustig, Laura Schmidt e Claire Brindis abordam o tema com o título “Public health: The toxic truth about sugar”, que significa “Saúde pública: A verdade tóxica sobre o açúcar”. Eles afirmam que o consumo em excesso de açúcar representa perigos à saúde, por isso a sua ingestão deve ser controlada, da mesma forma como ocorre com o controle do consumo de álcool e cigarro.

O alerta surgiu a partir de dados publicados pelas Nações Unidas em setembro de 2011 relatando pela primeira vez que as doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardíacas, câncer e diabetes superaram as doenças infecciosas, atingindo 35 milhões de mortes anualmente.

O anúncio das Nações Unidas teve como alvo o tabaco, o álcool e a dieta como os fatores de risco principais para o desenvolvimento das doenças não transmissíveis. “Dois desses três, o tabaco e o álcool, são regulados pelos governos para proteger a saúde pública. Porém, está sendo esquecido um dos principais culpados pela crise mundial de saúde, a dieta”, alertam os autores. Entretanto, a questão chave, segundo os autores, é: quais os aspectos da dieta ocidental deve ser o foco de intervenção?

“Ao invés de focar somente em gordura e sal, considerados atualmente como os vilões da dieta, devemos dar atenção também para os alimentos com adição de açúcar”, destacam os autores.

Os autores argumentam que existem diversas evidências científicas mostrando que o consumo excessivo de açúcar está relacionado com doenças associadas à síndrome metabólica, que inclui hipertensão; triglicerídeos elevados e resistência à insulina; diabetes e o processo de envelhecimento precoce. Alguns estudos mostram também que o consumo de açúcar está relacionado ao câncer e declínio cognitivo.

Além disso, o açúcar produz efeitos que causam dependência ao seu consumo, assim como o tabaco e o álcool, agindo no cérebro para estimular o consumo posterior. Especificamente, o açúcar evita a supressão do hormônio grelina (que sinaliza a fome para o cérebro), bem como interfere no transporte e sinalização do hormônio leptina (que ajuda a produzir a sensação de saciedade).

“A regulamentação do açúcar não será fácil, sobretudo nos países em desenvolvimento, onde os refrigerantes são muitas vezes mais baratos do que a água potável ou leite. Reconhecemos que a intervenção da sociedade para reduzir a oferta e demanda de açúcar enfrentará uma difícil batalha política e exigirá a participação ativa de todos os interessados. É hora de voltar nossa atenção para o açúcar”, concluem.

Referência(s)

Lustig RH, Schmidt LA, Brindis CD. Public health: The toxic truth about sugar. Nature. 2012;482(7383):27-9.

Consumo de açúcar deve ser regulado, afirmam cientistas. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/15121 Acessado em: 17/02/2012.

domingo, 18 de março de 2012

Como mudar seus hábitos com menos dificuldades!


Escolha as metas que vc quer mudar!

E comece apenas uma meta por vez, até acostumar com aquela meta, mas imponha um tempo.

Lembrando que pode começar tanto pela meta mais difícil como pela mais fácil, depende de você.

Por exemplo: se você vai começar a tomar café da manhã. Então você realmente vai tomar café da manhã sempre no mesmo horário, todos os dias, até 

acostumar, ou seja, uma semana, ou duas, ou 3, ou um mês, o tempo que você decidiu. Depois, de acostumar com esta meta, escolha mais uma, pelo mesmo 

tempo que fez a outra, ou seja, aí será a meta do café da manhã e a segunda meta. E assim por diante, até você atingir as metas que desejar. E lembre-se, que 

tudo na vida gira em torno de mudanças. 

Tenha uma abençoada semana!

sábado, 17 de março de 2012

Orientações Nutricionais para Hipercolesterolemia (colesterol alto)


Quanto maior a taxa de colesterol no sangue, maior será a possibilidade de sua deposição nas paredes arteriais, conseqüentemente, maior é o risco de desenvolver doenças coronarianas.
Para o tratamento e controle da hipercolesterolemia, são necessários certos cuidados alimentares, principalmente quanto ao tipo e à quantidade de gorduras da alimentação.
ALIMENTOS PERMITIDOS:
· Óleos insaturados (oliva, canola, soja, milho, girassol, coco);
· Carnes magras grelhadas, assadas ou cozidas (coxão mole, patinho, músculo, coxão duro);
· Frango sem pele;
· Peixes;
· Clara de ovo;
· Leites e derivados desnatados (iogurte desnatado, bebida láctea desnatada, queijos magros – ricota, queijo minas);
· Cereais em geral (preferir os integrais);
· Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, etc.);
· Legumes, verduras, frutas;
ALIMENTOS NÃO PERMITIDOS:
· Gema de ovo e preparações que a contenham (maionese, quindim, etc.)
· Miúdos (fígado, miolo, rim e coração)
· Frutos do mar (principalmente camarão)
· Frituras
· Nata e creme de leite,
· Manteiga e produtos a base de leite integral
· Frios e embutidos (presunto, mortadela, salame, salsicha, etc.)
- Vale lembrar que alguns alimentos não contém colesterol, mas possuem gordura saturada e gordura trans (hidrogenada) que elevam os níveis de colesterol no organismo, por isto devem ser eliminados, tais como:
· Chocolate ou produtos à base de manteiga de cacau;
· Massa folhada, biscoitos amanteigados, bolos industrializados, sorvetes, margarina salgadinhos de pacote;
DICAS:
* Fique atento ao seu peso. Pessoas obesas tem maiores níveis de colesterol e são mais propensas às doenças do coração
* Faça exercícios. Manter uma atividade física constante melhora a saúde em geral.
* Dietas ricas em fibras (frutas e verduras) diminuem os níveis de colesterol sangüíneo, diminuindo o risco de mortalidade por doenças cardiovasculares.

terça-feira, 13 de março de 2012


Chia é a semente que elimina gordura

Chia existe nas versões em grãos, farinha e óleo; tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo



O que é

Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Composição


Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.

Ajuda a perder peso porque...


Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento

· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".

· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".

· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".


Outros benefícios


Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Contraindicações


Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.

Como consumir?


Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

segunda-feira, 12 de março de 2012

Combinação de Suco de Limão com Bicarbonato de Sódio cura o Câncer. Sensacionalismo ou verdade!


Recebi vários emails dizendo que a combinação Suco de Limão com Bicarbonato de Sódio cura o Câncer. Li várias reportagens na internet e a que eu mais gostei é esta.

Limão + Bicarbonato = PERIGO em lixo eletrônico 

Conceição Trucom *
Está novamente circulando pela net mensagem sensacionalista, estimulando o uso diário e frequente de bicarbonatos para debelar o câncer e prevenir doenças.
A mensagem induz**, partindo de informação verdadeira, de que nosso metabolismo não pode ser ácido; que a cura do câncer e a prevenção de doenças é via alcalinizar-se com o consumo diário de limão + bicarbonato. 
Primeiro tentaram com a recomendação do consumo de bicarbonato puro: em tudo, até no shampoo. Não deu muito ibope. Talvez pela minha pronta denúncia. Agora estão misturando com o limão, para facilitar o engodo... Um alimento funcional e terapêutico + pó branco = PERIGO.
Sem dúvida alguma, trata-se de lixo eletrônico, altamente perigoso, porque esta mistura vai gerar enorme quantidade de gases, gerar sais, desativar os poderes terapêuticos do limão e causar complicações à saúde, como listadas abaixo.
Da mesma forma que o antitérmico não cura a infecção, um antiácido não irá curar um metabolismo cronicamente ácido. O bom senso é que para sanar um problema agudo ou crônico há que se tratar a CAUSA.
E, a causa, está basicamente numa alimentação inadequada, maus hábitos de vida ou consumo de drogas e medicamentos. Portanto, a cura não está JAMAIS no consumo e auto-medicação com antiácidos como os bicarbonatos, sendo o de sódio o mais barato e fácil de comprar, portanto o mais perigoso. Mas, além de todas as cabíveis providências de preservação da vida, resgatar bons hábitos de alimentação e qualidade de vida, na velocidade e medida do possível.
ALERTA GERAL
O lixo eletrônico que está circulando na net mistura propriedades reais existentes nos cítricos***, com falácias sem nenhum fundamento (expressões tipo 10 mil vezes mais ativo que a quimioterapia???), informações erradas, omissões e, finaliza com um crédito - Institute of Health Sciences ou The Healtth Sciences Institute (HSI) - que não publicou o texto, não foi a fonte das alegações e não costuma fornecer informações para o público em geral.
Conclusão
Tem gente muito irresponsável querendo super valorizar o bicarbonato, para aumentar suas margens de vendas, seus lucros, em cima da ignorância do povo. E o pior é que gente de gabarito tem me encaminhado esta mensagem, tipo para me agradar, mas isso só me deixa mais apavorada... O brasileiro tem o péssimo hábito de ler e dar credibilidade ao lixo eletrônico e, pior ainda, o dissemina sem nem ao menos questioná-lo.

No site Docelimão tem continuação da reportagem.

domingo, 11 de março de 2012

C.E.B. Eginolf Bell PSE em ação



A semana contou com atividades físicas diversificadas, onde a música auxiliou no movimento do corpo.
A Professora Denise desenvolveu diversas atividades que buscaram desenvolver os aspectos fisico/motor do aluno bem como chamar atenção de que a tividade física regular contribui para a qualidade de vida e a saúde da pessoa.
Atrelado a atividade física foram servidas no cardápio da merenda sanduíche natural (onde cada aluno pode preparar a seu gosto seu sanduíche), suco natural de limão com couve, melancia e laranja.

 O objetivo é que os alunos possam provar novos sabores e incorporá-los ao seu paladar.
Junto a este trabalhao se deve destacar todo o envolvimento dos professores que fizeram murais e mobilizaram as turmas para o tema durante toda a semana. Realizou-se ainda a triagem odontológica, acompanhamento vacinal e avaliação antropométrica.
O Sr. Prefeito municipal e o Secretário de Saúde visitaram a Unidade e acompanharam o trabalho.

Buffet de Sanduíche




Aula de Educação física


Ações do PSE no CEB Erica Hasse


O Centro de Educação Básica Erica Hasse juntamente com a Secretaria de Educação e da Saúde, em comemoração a Semana de Mobilização da Saúde na Escola de 05 a 09 de março, realizaram várias atividades, como: avaliação bucal, avaliação antropométrica, controle de vacinas. Para fortalecer o trabalho dos profissionais da saúde, a Escola adaptou o cardápio e as atividades físicas, para atender os temas sugeridos pela Mobilização. Dentre elas podemos destacar o dia do sanduíche e suco natural de melancia, maçã e laranja, vitamina de mamão, banana e maçã, atividades físicas ao ar livre, ginásticas, caminhadas e atividades de equilíbrio. Para envolver as famílias foi solicitado dicas de saúde para a confecção de um mural. Finalizando a Semana as famílias receberam o folder Sua saúde depende muito da sua Alimentação.

Buffet de sanduíche natural


Avaliação Antropométrica



sábado, 10 de março de 2012

Erros na Cozinha parte 4

7° erro:
Lavar as carnes debaixo da torneira.

Primeiro, você perde nutrientes.
A carne fica esbranquiçada.
Segundo: a contaminação que existe vai aumentar, porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda.
A única carne que se lava é o peixe e só para tirar escamas e a barrigada.


==================================
8° erro:
Colocar detergente direto na esponja, o que leva ao exagero.
O detergente nunca deve ser colocado direto na esponja.
Vai ser muito difícil enxaguar todo esse detergente.
O resto de detergente que fica junto com os alimentos pode no futuro dar um problema para a sua saúde.
Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito (8) gotas de detergente em um litro de água.
==========================================

Roberto Figueiredo é Biomédico e personifica o Dr. Bactéria

Erros na cozinha 3ª parte


6° erro:
Usar tábua de carne de madeira.
Na tábua de madeira as bactérias ficam te aplaudindo!
Tábua tem que ser de plástico ou vidro.




==============================
5° erro:
Sobre guardar comida quente na geladeira.

Este é um dos um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa...
Não há erro em guardar comida quente na geladeira.
O único problema é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum. 
Porém ... 


Roberto Figueiredo é Biomédico e personifica o Dr. Bactéria 

Obs. Falando em tábua de madeira, o mesmo vale pra colher de madeira.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Erros na cozinha 2ª parte


3° erro:
Guardar comida quente na geladeira com o recipiente tampado.
O ar frio vai bater na tampa.
Vai demorar muito para resfriar e as bactérias vão adorar!
Então, coloque tudo destampado.
Depois de duas horas você pode fechar.
=========================================


4° erro:
Furar a lata de leite condensado e utilizá-la várias vezes.

As pessoas pegam a lata de leite condensado e fazem dois buraquinhos, um de cada lado.
Sai leite condensado por um lado mas, pelo outro, entra uma porção de bactérias.
Abra a lata inteira e passe o leite condensado para um recipiente que pode ser de plástico ou de vidro.
Sirva sempre com uma colher; depois tampe e guarde na geladeira. 



Roberto Figueiredo é Biomédico e personifica o Dr. Bactéria


Obs. Lembrando de higienizar a lata de leite condensado antes de abrir.