domingo, 10 de março de 2013

Alergias a alimentos


Alergias a alimentos

Existem dois tipos de reações a alimentos. Um é resultado de uma alergia de verdade, enquanto o outro, é resultado de intolerância a determinados tipos de alimentos. A intolerância alimentar é a mais comum, mas as alergias a alimentos são as mais graves. Nessa seção, exploraremos os sintomas e as causas das alergias a alimentos e mostraremos como diferenciar a alergia alimentar da intolerância alimentar.

O que é alergia alimentar?

É uma hipersensibilidade ou resposta anormal do sistema imunológico a um certo alimento.

É uma sensibilidade que se desenvolve da mesma forma que as alergias a pólen ou fungos. Primeiro, seu corpo precisa encontrar o alérgeno para depois desenvolver anticorpos a ele. É por esse motivo que você pode ter comido um amendoim uma vez e não ter tido uma reação a ele. Somente a próxima vez que comer um amendoim é que seu corpo reagirá, já que os anticorpos aos amendoins já estão preparados para lutar.

Sintomas da alergia alimentar


Os sintomas de uma reação alérgica a alimentos variam de formigamento dos lábios e língua, a cólicas abdominais, dificuldade para respirar e, o mais sério, choque anafilático. O local da reação e a gravidade podem variar. Quando dois ou mais sistemas de órgãos estão envolvidos ou se há dificuldade para respirar, a reação é considerada grave. As reações podem piorar progressivamente com exposições subseqüentes. Não é porque uma pessoa teve apenas reações alérgicas leves a um alimento que a próxima reação não será séria e potencialmente fatal.

Alergias a alimentos na infância

Como acontece com qualquer outro tipo de alergia, a tendência a ter alergias alimentares - mas não a alergia específica - é hereditária. E certos alimentos, como leite, ovo, trigo, amendoim, peixe, marisco e noz, são os causadores de problemas mais freqüentes. As crianças normalmente têm mais alergias alimentares do que os adultos, especialmente a leite de vaca e a amendoim. Muitas alergias alimentares em bebês desaparecem por volta dos quatro anos. As reações a marisco, a peixe e à noz são mais comuns na vida adulta.

Quais alimentos são responsáveis por alergias?


Pode ser difícil identificar o alimento que esteja provocando sintomas de alergia. Normalmente, é evidente, mas também pode não ser, especialmente se você estiver reagindo a um tempero. As reações menos óbvias exigem um pouco mais de trabalho de investigação.

As respostas às perguntas a seguir podem ser reveladoras:

·         quando ocorreu a reação?
·         a reação ocorre após comer um determinado alimento?
·         a comida foi totalmente cozida?
·         o que mais você comeu (incluindo temperos, condimentos, bebidas)?
·         mais alguém apresentou os sintomas?
Evitar o alimento que provoca os sintomas é o único tratamento para as alergias alimentares e geralmente falar é mais fácil do que fazer. Alguns alimentos, como leite e trigo, estão em toda parte e podem ser muito difíceis de se evitar.

Por exemplo: o amendoim é encontrado em bolos, biscoitos, doces, cereais, pães, pratos asiáticos (o óleo de amendoim é muito comum), sorvetes, sobremesas, temperos e molhos, além de uma série de alimentos processados. Por isso, recomenda-se às pessoas que tiveram ou correm o risco de ter alergias alimentares perigosas que carreguem injeções de adrenalina, também chamada de epinefrina (que devem ser receitadas por um médico) e, possivelmente, anti-histamínicos, para diminuir os sintomas graves até conseguir ajuda médica.

Intolerâncias alimentares

A intolerância alimentar é uma reação química que não envolve o sistema imunológico. Exemplos clássicos incluem intolerância à lactose, síndrome do intestino irritável e azia. A deficiência de lactase é um dos tipos mais comuns de intolerância alimentar. Se seu corpo não tem quantidades suficiente de lactase, você não consegue digerir adequadamente a lactose, o açúcar encontrado naturalmente no leite e em seus derivados. Os sintomas da intolerância à lactose incluem distensão (sensação de estufamento), cólicas abdominais e diarréia.

Os intensificadores de sabor, corantes e conservantes também estão na lista das causas de intolerância alimentar. Talvez o exemplo mais conhecido seja o glutamato monossódico (MSG), um intensificador de sabor usado com freqüência em restaurantes e alimentos processados. Quando o MSG é ingerido em grandes quantidades, as pessoas sensíveis podem ter vermelhidão na pele e podem sentir dor de cabeça e dor no peito. Os sulfitos são outra causa comum de intolerância alimentar. São substâncias encontradas em alguns alimentos (como no vinho) e que são acrescentadas em outros para conservar a textura e evitar o mofo. Os asmáticos correm o risco de terem uma crise se o alimento com sulfito que consumirem liberar dióxido de enxofre. Esse gás irrita os pulmões, provocando espasmos e estreitamento das vias aéreas.

Agora que já falamos das alergias de pele e alimentar, está na hora de analisarmos outros fatores que podem contribuir para as alergias. Na próxima seção, explicaremos como os medicamentos e o local de trabalho podem causar reações alérgicas.

Exercícios e alergias alimentares
Com exercícios vigorosos, a respiração pode ficar mais rápida e profunda, mas não difícil, e você não deve apresentar urticária, sentir tontura, nem entrar em choque. Entretanto, para algumas pessoas com alergias a alimentos, comer e forçar o corpo em seguida estimula o sistema imunológico. Para evitar as alergias alimentares induzidas por exercícios, coma várias horas antes de se exercitar.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.

 Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/alergias8.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário