sábado, 9 de fevereiro de 2013

Saburra lingual, Língua branca ou Língua saburrosa:


A Saburra lingual, também conhecida por Biofilme lingual ou por Língua branca,  Língua esbranquiçada ou Língua saburrosa (foto), é uma placa bacteriana esbranquiçada, podendo ainda ter a coloração amarelada ou amarronzada, que se forma na parte posterior (fundo) da língua. 
Esta placa é originada quando há a diminuição da produção de saliva ou uma descamação epitelial da mucosa bucal (minúsculos pedacinhos de pele que se desprendem dos lábios e bochechas) acima dos limites normais (ou fisiológicos) ou ainda, em ambas as situações. Atualmente, a saburra lingual é reconhecida como a maior responsável pelo mau hálito (ou halitose).
Saburra lingualEsta descamação excessiva de células que facilita a formação da saburra lingual pode ser causada por inúmeros fatores, como a respiração bucal, o ronco, o uso de enxaguatórios com álcool, uso de aparelhos ortodônticos, hábitos de mordiscamento dos dedos, lábios e bochechas, entre muitos outros.
mau hálito afeta mais de 30 % da população Brasileira, muita gente, se considerar a população do Brasil de 190 milhões de pessoas. Extrapolando para todo o mundo, pesquisadores afirmam que um terço da população mundial apresenta a halitose crônica (Kazor, 2003). Esse dado nos revela que uma grande parte da população é afetada por este problema.
Como já foi dito, a saburra lingual é a causa mais frequente de halitose, portanto torna-se clara a necessidade de um método de limpeza da língua que seja eficiente, de fácil realização e confortável (causando um mínimo de ânsia e náusea), para o efetivo controle e prevenção do mau hálito, bem como de doenças que possam estar relacionadas com a sua presença.
Existem meios de diminuir a formação da saburra lingual como, por exemplo, aumentando o fluxo salivar, se houver necessidade, ou diminuindo a descamação excessiva de células da mucosa bucal, através do tratamento de suas causas. No entanto, estes métodos podem demorar a ter resultados, ou ainda, ter resultados parciais. Portanto, fica claro que o sucesso no tratamento do mau hálito é diretamente ligado ao efetivo controle da saburra lingual.
Desta forma, torna-se fundamental uma técnica de limpeza da língua que seja eficiente, pois ela é o principal passo para o controle satisfatório da halitose, sendo a remoção diária da saburra lingual um procedimento essencial à manutenção de um hálito agradável.
As pesquisas e técnicas mencionadas neste site, envolvendo produtos desenvolvidos para a a manutenção de um hálito fresco e agradável, foram publicadas em Revistas científicas brasileiras de renome, tendo sido apresentadas pelo Dr. Maurício Duarte da Conceição e pela Dra. Luciana Sassa Marocchio na Conferência Mundial de Halitose, em Abril de 2009, em Dortmund, na Alemanha, promovida pela ISBOR – Sociedade Internacional para Pesquisa dos Odores da Respiração.
Os textos das páginas deste site são de autoria do Dr. Maurício Duarte da Conceição, proprietário da Clínica Halitus (www.clinicahalitus.com.br), que atua há mais de 15 anos no tratamento da Halitose, com mais de 4.000 tratamentos pessoalmente realizados, tendo desenvolvido uma linha de produtos exclusivos para a manutenção de um hálito fresco e agradável (www.halitofresco.com.br). 

Caso exista interesse na reprodução parcial de algum conteúdo deste site, entre em contato ou coloque como fonte do texto reproduzido uma referência ou link ao sitewww.saburralingual.com.br

Fonte: http://www.saburralingual.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário