quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Os perigos das migalhas para atrair insetos


Evitar alguns hábitos pode ajudar a manter bichos indesejáveis longe de sua casa
Pequenas, as migalhas podem fazer um grande estrago
Dentro de casa, o uso de inseticidas e repelentes ajuda a combater o aparecimento de insetos, mas a presença de algumas espécies deles pode ser evitada de forma ainda mais simples: com a mudança de alguns hábitos cotidianos. O principal deles está ligado às migalhas que espalhamos pela casa ao comer em locais diversos. Comer na cama e no sofá, por exemplo, é um hábito a ser extirpado. Também é preciso evita deixar comida exposta em vasilhas para animais de estimação.
Entre os insetos que podem ser atraídos pelas migalhas e restos que deixamos estão principalmente as baratas e moscas, que são atraídas para o interior de apartamentos e casas por restos de comida deixados tanto por humanos quanto por animais domésticos.
“Baratas e moscas possuem um sistema olfativo muito eficiente, e são capazes de detectar o cheiro desses alimentos”, explica o entomologista Sergio Antonio Vanin, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).
Perigos trazidos por insetosEvitar esse aparecimento de moscas e baratas é importante por diversas razões – muito mais do que o nojo que costumamos desenvolver em relação a eles. “Como esses insetos também frequentam locais contaminados, como esgotos e lixeiras, podem transportar vírus, bactérias e fungos em suas pernas e peças bucais”, explica Vanin. “Assim, podem contaminar os utensílios humanos, como copos, talheres e louça utilizados na alimentação.” Essa contaminação é responsável, entre outras coisas, por doenças como diarreias ou gastroenterites.
Por isso, a melhor estratégia é a higienização adequada de todos os ambientes da casa. Tente sempre limpar o local onde a família comeu logo após as refeições, de modo a não deixar migalhas no chão ou restos de comida na mesa. “Mantenha a residência sempre limpa e sem resíduos, não deixe alimentos descobertos e não acumule louça suja na pia”, aconselha o especialista.

Fonte: http://br.mulher.yahoo.com/blogs/familia/os-perigos-das-migalhas-para-atrair-insetos-140054502.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário